Programação especial para comemorar o dia internacional da mulher
O Dia Internacional da Mulher foi instituído em 1911. A data foi escolhida pela UNESCO-Organização Mundial para a Educação, Ciência e Cultura – para lembrar uma manifestação organizada de centenas de operárias que reivindicavam o direito à licença-maternidade, a redução da jornada de trabalho e salários iguais aos dos homens, em 08 de março de 1857, quando morreram queimadas 129 mulheres em uma fábrica têxtil de Nova Iorque. As operárias morreram sufocadas porque as saídas de emergência estavam bloqueadas pelo lado de fora.
Nos últimos tempos a figura feminina vem galgando novas posições transpondo obstáculos e rompendo velhos preconceitos. A mulher deixou de ser aquela figura mitológica, heroína de fábulas e contos onde as emoções efervesciam ao seu redor. O valor da mulher é deveras abrangente, não se resume apenas no fato de ser ela a precursora da família. Envolve todos os anseios do ser humano, alcançar um ideal, aspirações, sem desfazer daquele elo de magia que envolve a personalidade feminina. Portanto, o Dia Internacional da Mulher é um marco na história contemporânea, que reafirma todas as metas alcançadas pelas mulheres até os dias atuais.
Nesta perspectiva, a Secretaria do Bem Estar Social de Descanso em parceria com a Epagri e o Projeto Microbacias 2, desenvolve nesta terça-feira, dia 10, um encontro em homenagem a todas as mulheres descansenses. O evento tem como proposta estimular a auto-estima, a valorização e a qualidade de vida da mulher, oferecendo a elas, palestras e atividades que proporcionem o bem estar e a alegria pelo reconhecimento da própria feminilidade.
O encontro será realizado no Clube SAD de Descanso. As participantes terão almoço de confraternização no mesmo local e participarão de sorteio de prêmios.
A secretária do Bem Estar Social, Marise Prévide Giombelli ressaltou que o evento é uma forma de reconhecer o valor da mulher e sua importância na sociedade. "A atuação da mulher na sociedade é de suma importância, visto que ela tem a capacidade de perceber e atuar de forma maternal, dando um direcionamento afetivo e prático diante das mais diversas situações que encontra".
A programação segundo a secretária só será possível graças a muitas parcerias. "Agradecemos desde já o comércio e entidades locais que participam de forma surpreendente, demonstrando sensibilidade e colaboração com a comissão organizadora, finaliza".
A expectativa é de que mais ou menos 300 mulheres participem do encontro.
Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Imprensa da Prefeitura