Educação de Descanso e CEJA articulam medidas para combater o analfabetismo
A reunião foi realizada terça-feira a noite (03/03) na Escola de Educação Básica Everardo Backeuser de Descanso. Participaram Caren Lorenski – chefe de divisão de educação, Marilei Bortoluzzi – orientadora educacional, ambas representando a administração municipal. Também estavam presentes, o diretor do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) de São Miguel do Oeste, Moacir Gervásio Martello, Ionara Schenato – secretária e Janete Palu – assistente técnica pedagógica e o diretor da escola, Lotário Staub.
A reunião foi discutir e ampliar o processo de combate ao analfabetismo no município. O Programa (CEJA) em parceria com a administração municipal, pretende abrir turmas para atender pessoas acima de 18 anos de idade que não saibam ler e nem escrever e pretendam cursar o Ensino Fundamental e Médio. O programa abrange ainda os adolescentes que tenham 15 ou mais, desde que comprove estar trabalhando ou resida na área rural de difícil acesso.
A orientadora Marilei Bortoluzzi diz que a prefeitura está se empenhando para criar turmas no município. Outro ponto relevante diz respeito ao transporte dos professores de São Miguel do Oeste para a cidade de Descanso e Distrito de Itajubá. Na avaliação dela, eliminar o analfabetismo significa "abrir caminhos para que as pessoas possam ter novas e melhores oportunidades de trabalho e melhores perspectivas de vida".
Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Imprensa da Prefeitura