Descanso se torna adimplente com a União.

       Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009, será uma data lembrada com carinho pelo povo descansense. O motivo é que neste dia a prefeitura torna-se adimplente junto aos órgãos federais. A informação foi repassada naquela manhã para o prefeito Sadi Bonamigo e Paulo Lauxen – Secretário de Administração, ambos estavam em Brasília.
       Os dois marcaram presença na capital federal para participar da reunião com prefeitos de todo o país, convocada pelo presidente Lula. Contudo Bonamigo afirmou que o maior objetivo da viagem foi buscar apoio político para tornar a prefeitura apta a firmar convênios com a União. "Na segunda-feira ao chegar no Distrito Federal, entramos em contato imediatamente com o Ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, a senadora Ideli Salvati, os deputados federais, Cláudio Vignatti, Odacir Zonta e Celso Maldaner, além da presidente estadual do Partido dos Trabalhadores – Luci Choinacki para marcar presença na audiência com a FUNASA. Chegando lá, explicamos a situação sobre os 26 banheiros construídos no Distrito de Itajubá. Relatamos que a inadimplência foi herdados da administração passada e que o município não poderia continuar na lista cuja população descansense é quem estava sendo a maior prejudicada", comenta Bonamigo.
       Segundo o prefeito, esta conquista aconteceu em tempo recorde e quando confirmado na sexta-feira, demonstra assim a credibilidade do Poder Público Municipal, construídos com empenho por meio da assessoria administrativa, jurídica e contábil. "Uma luta de 43 dias e Descanso está limpo no cartório, podendo contemplar a partir de agora a busca de recursos. Esse foi o maior de todos os feitos", enfatiza. Para ele, a atuação incansavelmente das pessoas envolvidas no processo de exclusão dos cadastros de inadimplência, aponta para um governo onde o compromisso, a transparência, a seriedade e a honestidade falarão mais alto.
       Aproveitando o período de visita a capital federal, Bonamigo protocola vários pedidos de recursos e volta a cobrar aqueles realizados em outubro do ano passado aos deputados, senadores e ministérios. "Nos deram sinal verde, acredito que tão logo o município começará a ser beneficiado com recursos provenientes de emendas parlamentares e projetos para que possamos desta forma implantar os programas necessários que trarão benefícios à população descansense".
       A liberação de recursos em favor do município de Descanso levará Bonamigo a agendar nos próximos dias uma nova viagem para Brasília.

                                 Seminário Regional da Pesca
       Ficou pré-acertado em reunião com o Ministro Altemir Gregolin da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (SEAP) e o Assessor Especial, Luis Alberto de Mendonça Sabanay que Descanso organizará para o dia 20 de março deste ano, um Seminário Regional da Cadeia Produtiva da Pesca.
       Neste dia será entregue a retro escavadeira hidráulica sendo que esta fará a abertura de açudes no interior do município. Para Bonamigo, isto não significa só uma fonte de renda para os agricultores e sim mais uma alternativa de produção.
       Ele destaca que a administração municipal discutirá e trabalhará fortemente em um projeto com lideranças locais e regionais para que Descanso possa ser contemplado com a instalação de um frigorífico de peixes. Esta obra pode vir a beneficiar o município e toda a região, gerando emprego e renda.

                                   Ponte sobre o Rio Uruguai
       Bonamigo diz que a reunião ocorrida na semana passada em Brasília, discutindo com os parlamentares de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul para a possível construção de uma ponte sobre o Rio Uruguai, ligando Itapiranga e Barra do Guarita, foi extremamente importante. "Caso a obra vier a ser concretizada, provocaria desenvolvimento significativos e indiscutíveis para as duas regiões".

 

       Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Imprensa da Prefeitura