Programa Horta Comunitária será inovado a partir deste ano.
Ontem à tarde (10), foi realizado no Centro de Convivência de Idosos, reunião com as participantes do Programa "horta comunitária".
A Secretária do Bem Estar Social, Marise Giombelli, disse que a horta propõe mais qualidade de vida e as participantes estão entusiasmadas para retornar as atividades que se inicia na próxima quarta-feira, dia 18, no período da tarde. Ela enfatizou aos presentes, sobre a participação, o respeito e do trabalho em equipe. Conforme ela, o grupo de Descanso, Distrito de Itajubá e São Valentin, será formado em um só, devido a melhor estrutura do terreno.
Giombelli espera que as participantes e as novas interessadas em participem do programa, ao adquirir os conhecimentos nos cursos, nas palestras informativas e formativas, possam realizar os trabalhos em casa. Nesse sentido a partir da colheita, será feita a cozinha experimental, premiando as melhores.
Com uma área de 2000 m², o programa será desenvolvido no Viveiro Municipal e tem apoio do Técnico Agrícola Adair Serina. Ele explica que o cultivo na horta comunitária é feito sem o uso de agrotóxicos, produzindo legumes e verduras nas mais diversas variedades. Além disso, será desenvolvido um trabalho com ervas medicinais. O cultivo dessas ervas, aliado ao conhecimento básico sobre seu uso, servirá para auxiliar as famílias a reduzirem os gastos com remédios comprados em farmácia.
A horta comunitária é resultado de uma parceria da Prefeitura de Descanso (Secretaria Municipal do Bem Estar Social, Secretaria Municipal de Agricultura) e Microbacias. O programa beneficia aproximadamente 60 famílias.
Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Imprensa da Prefeitura