Campanha alerta contra Hepatites Virais.

 

A Secretaria Municipal de Saúde promove campanha de alerta e prevenção as Hepatites Virais. O trabalho de orientação iniciou nesta segunda feira, dia 12  e se estenderá até o dia 19 de maio, Dia Internacional de Prevenção a Hepatite.

 De acordo com a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Silvia Orlandini, o objetivo da campanha é esclarecer a população sobre o que é a doença, sua gravidade, tratamento e meios de prevenção, além de rastrear portadores assintomáticos de hepatite dos tipos B e C, as quais podem evoluir para hepatite crônicas, relacionadas a cânceres de fígado em faze primária.

As hepatites virais são consideradas um  grande problema de saúde pública no Brasil e no Mundo, classificadas como importantes doenças infecciosas. A Organização Mundial de Saúde estima que mais de 50 % da população mundial já foi contaminada pelo vírus da Hepatite B. No Brasil, 15 % da população já foi contaminada e 1 % é portadora crônica.

As Hepatites virais são infecções do fígado provocadas por vírus e que muitas vezes podem não causar qualquer sintoma, embora permaneça em evolução. A maioria das pessoas desconhece seu estado de portador e constitui elo  na cadeia de transmissão das hepatites B e C.

Dentre os fatores que influenciam o risco de infecção pelo vírus da hepatite B estão as relações sexuais desprotegidas.

A  Hepatite C é considerada o tipo mais grave da doença. É a inflamação do fígado causada  pelo vírus  transmitido através do contato com sangue contaminado. Essa inflamação ocorre na maioria das pessoas que adquire o vírus , e dependendo da intensidade e tempo de duração, pode levar a cirrose e câncer de fígado.

As hepatites são transmitidas por diferentes modos, mas é possível a sua prevenção. Uma das medidas importantes na prevenção  é a vacinação. A rede municipal de saúde disponibiliza a vacina contra a hepatite B que integra o esquema  obrigatório de vacinação.

No Município desde 1994 o setor de saúde pública tem registrado e notificado o acompanhamento de 218 pacientes portadores de hepatite.

 

**