Identificação de bovinos começa nos próximos dias no Município.
Identificação com a brincagem de bovinos deverá atingir mais de 35 mil cabeças de gado no Município.
De acordo com o médico veterinário da Cidasc em Descanso,Anselmo Vieira, o projeto de identificação de bovinos e bubalinos deve iniciar nos próximos dias no município. Ele informa que o escritório local da Cidasc, define em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura como será feito o trabalho de identificação do rebanho .
De acordo com ele, nos próximos dias as pessoas que estarão envolvidas no trabalho, receberão treinamento para iniciar efetivamente a brincagem de bovinos e bubalinos no município.
Conforme dados da Cidasc, o rebanho incluindo gado de corte e leite é expressivo em Descanso, com 35 mil 229 cabeças cadastradas, em 1.300 propriedades que deverão receber a identificação.
O veterinário explica que todos os bovinos e bubalinos receberão a partir de agora um brinco na orelha direita com numeração e código de barra, e um botton na orelha esquerda com a numeração do brinco e o timbre da Cidasc.
A medida é obrigatória e consiste num novo programa de rastreamento do rebanho no Estado.O trabalho de brincagem deve estender-se até 30 de junho.
Conforme a Cidasc, a partir desta data, os animais encontrados pela fiscalização que não estiverem identificados serão considerados como animais clandestinos, podendo ser sacrificados e o dono sofrer com a interdição da propriedade.
Se o agricultor tiver dúvida sobre o programa, poderá procurar o escritório local da Cidasc para receber maiores orientações.