Município Decreta Situação de Emergência devido a estiagem
O Prefeito Alvarí Mazzardo assinou na tarde desta quinta feira o Decreto de Situação de Emergência devido a estiagem.
Conforme o Prefeito, a forte seca que se abate sobre o município está resultando em perdas nas lavouras, e agravando o problema de abastecimento de água .De acordo com a Secretaria de Agricultura, mais de 70 por cento do município sente os efeitos da estiagem principalmente na questão de água.
Conforme o Prefeito, uma série de ações foram tomadas pelo governo municipal por meio das Secretarias de Agricultura e Transportes, para atender as comunidades .
Além de levar água para o interior, as equipes da Prefeitura trabalham com equipamentos para a recuperação de fontes e mananciais. Ele destaca que nos últimos dias houve uma grande procura pelos agricultores, por serviços de máquinas para a abertura de reservatórios, limpeza de fontes e transporte de água.
O Prefeito ressalta, que a administração está bastante preocupada com essa situação, em razão da quantidade de água que está sendo transportada por dia para atender as comunidades. São mais de 80 mil litros de água transportados para atender diversas propriedades que concentram criações de frango, suínos e bovinos. As comunidades de Linha Campinas, São Valentin e o Distrito de Itajubá, também enfrentam problemas no fornecimento de água para o consumo humano.
A Prefeitura está orientando e pedindo a colaboração dos agricultores que possuem distribuidor, para que também utilizem o equipamento para o transporte de água nas propriedades auxiliando a Prefeitura nesse serviço.
O prazo de vigência do decreto de Situação de Emergência é de 45 dias, podendo ser prorrogado até completar 180 dias.