Saúde orienta população sobre cuidados com exposição ao sol

 Com as altas temperaturas registradas nesta época do ano, as pessoas precisam tomar alguns cuidados importantes para evitar complicações de saúde, principalmente com a exposição excessiva ao sol.

A orientação vem sendo prestada pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a enfermeira Silvia Orlandini, nunca se deu tanta atenção aos problemas de pele como hoje, pois tem aumentado os casos de câncer devido à excessiva exposição ao sol. Pesquisas apontam que Santa Catarina é um dos estados com maior índice de câncer de pele causado pela falta de proteção contra os raios solares.

Ela destaca que os cuidados com os raios solares no verão devem ser redobrados.  Como 90 por cento dos casos de câncer de pele aparecem nas partes do corpo expostas ao sol como o rosto, pescoço, dorso da mão, braços e orelhas, certos cuidados devem ser tomados.

A enfermeira orienta, para o uso do protetor solar com fator de proteção maior que 15, proteger-se com camiseta, bonés e óculos escuros, e não se expor ao sol entre  as10 horas da manhã e 4 horas da tarde, quando o índice de raios ultravioletas é alto. É importante ainda a ingestão de líquidos e o consumo de vegetais e frutas. As crianças e adolescentes devem receber atenção especial para evitar casos de desidratação.

Para maiores informações e orientações procure a Secretaria Municipal de Saúde.