Descanso 51 Anos de Emancipação
Município completa 51 anos de Emancipação.
Neste domingo, 16 de dezembro, Descanso comemora mais um ano de Emancipação Político-Administrativa.
A formação do Município teve a sua origem num fato histórico nacional ocorrido antes mesmo do início da colonização.
Em fevereiro de 1.925, a revolucionária Coluna comandada por Luiz Carlos Prestes, descansou por algumas horas na área onde está localizada a cidade. Isso aconteceu durante a marcha que a Coluna Prestes fazia pelo Sul do País em direção ao Nordeste.
Por volta 1.935 começaram a chegar às primeiras famílias de colonizadores oriundas do Rio Grande do Sul. Eram poloneses vindos da cidade de Casca, das famílias Ciechanowski, Wronski, Pitroski e Graboski, sendo em conseqüência o lugar conhecido como Linha Polonesa pela origem de seus pioneiros.
Como em fevereiro de 1.925 a Coluna Prestes esteve descansando as margens do Rio Macaco Branco, nas imediações da cidade, o nome foi mudado para Descanso.
Após 15 anos de colonização, Descanso foi elevado a categoria de Distrito de Chapecó, que possuía a enorme área de 13 mil 719 km2, foi subdividido em 8 novas colunas. Com este desmembramento, o Distrito de Descanso passou a pertencer a Mondai.
O Município foi emancipado no dia 12 de setembro de 1956, e o ato de instalação aconteceu no dia 16 de dezembro do mesmo ano. Foi nomeado interinamente como Prefeito para o período de transição Eliseu Oro.
A primeira eleição para Prefeito e Vereadores aconteceu no dia 12 de maio de 1.957. Foi candidato único e primeiro Prefeito do município Antonio da Cunha Lemos.
Atualmente o Município tem como Prefeito Alvarí Mazzardo e Vice-Neri Spessatto eleitos para a gestão 2005/ 2008.
O Município com uma área de 288 Km² tem a sua base econômica no comércio, indústria e na agropecuária com destaque para a criação de suínos, bovinos de corte e leite e aves.
Na agricultura predomina o minifúndio onde se cultiva milho, fumo, feijão, soja, trigo, frutas e hortaliças. A população estimada do Município conforme o Censo 2007 do IBGE é de 8.705 habitantes.
De acordo com o Governo Municipal, Descanso possui uma boa infra-estrutura na cidade e no interior, com investimentos constantes em setores como saúde, educação, bem estar social, incentivos à agricultura e na infra-estrutura urbana e rural.
O Prefeito Alvarí Mazzardo destaca que Descanso é um município pujante, com importantes conquistas asseguradas ao longo de 51 anos de emancipação.
Ele ressalta o envolvimento da população, as parcerias, empenho da administração pública e a determinação de seu povo, que escreve a história do município nas linhas do desenvolvimento de forma progressiva e ordenada.