Alto índice de alteração nos exames da Próstata preocupa setor de saúde no Município.

 

 A Secretaria de Saúde de Descanso está desenvolvendo a Campanha Municipal de Prevenção ao Câncer da Próstata.

De acordo com a enfermeira , Débora Weschenfelder, vários exames de PSA já foram encaminhados pelo Centro Municipal de Saúde.

A enfermeira   ressalta a importância de realizar o exame, já que nas primeiras coletas podem-se observar vários resultados de exames com alterações. Isso vem preocupando o setor de saúde do município, acrescenta.

 Essas pessoas que apresentaram alterações estão sendo encaminhadas ao médico para um melhor diagnóstico e tratamento.

O câncer da próstata em sua fase inicial tem uma evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou quando apresentam,podem sentir dificuldade para urinar,freqüência urinária aumentada principalmente durante a noite,presença de sangue na urina,jato urinário fraco,além de dor ou queimação ao urinar. Vale lembrar que a presença de um ou mais destes sintomas, não quer dizer que se esteja com câncer,pois várias doenças podem dar sintomas semelhantes. Por isso é importante que se procure atendimento médico o quanto antes, salienta a enfermeira.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o câncer da próstata  é a segunda causa de óbitos por câncer em homens, sendo superado apenas pelo  de pulmão.

A enfermeira chama a atenção para que todo homem com 50 anos ou mais, ou a partir dos 45 anos aqueles com história de câncer de próstata na família realizem o exame de PSA.

Neste mês a campanha atende os homens residentes na área de atuação do PSF Um, em outubro será para os homens do PSF  Dois

No mês de novembro a campanha será desenvolvida na área de atuação do PSF  Três.