Saúde implanta Programa de Suplementação de Ferro.

 

  

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde,Jessi Brancalioni, o Programa é mais uma ação na área de saúde preventiva   que está sendo colocado em prática no município através da parceria com o Ministério da Saúde.

 A enfermeira da Secretaria, Débora Weschenfelder  destaca que a anemia por deficiência de ferro é a carência nutricional de maior magnitude no mundo,sendo considerada uma carência em expansão em todos os segmentos sociais,principalmente em crianças menores de dois anos e gestantes.

Ela destaca  que preocupada com este agravante e sendo mais uma ação em saúde preventiva, a Secretaria de Saúde de Descanso está aderindo ao Programa Nacional de Suplementação de Ferro do Ministério da Saúde.

Ela explica que o programa juntamente com a fortificação obrigatória das farinhas de trigo e milho com ferro e ácido fólico e a orientação nutricional, constituem o conjunto de estratégias voltadas para controle e redução de anemia por deficiência de ferro no País.

 O Programa   vai atender crianças de 6 a 18 meses e gestantes a partir do 5º mês pós-parto.

A enfermeira   orienta os pais para que procurem o médico de seu PSF para iniciar a suplementação medicamentosa de ferro.

Conforme ela,é importante lembrar que além do uso de ferro em forma de comprimido ou xarope é  fundamental que se tenha uma alimentação saudável, com ênfase no consumo de alimentos ricos em ferro como, por exemplo, carne vermelha, vísceras, folhas verde-escuras, entre outros, além do  consumo de alimentos ricos em vitamina C como acerola, limão, laranja, kiwi que vão favorecer a absorção do ferro.Ela ressalta, que o consumo de leite e seus derivados, além de café ou mate, junto as principais refeições devem ser evitados, pois interferem negativamente na absorção do ferro.

A Secretaria de Saúde de Descanso, está orientando  que as  consultas para as crianças e gestantes  do município que vão iniciar a suplementação de ferro, podem ser agendadas  para facilitar o acesso e a precocidade quanto à prevenção da anemia.

Maiores informações e orientações podem ser obtidas no Centro Municipal de Saúde.

 

**