Cadastramento de Animais termina no final do mês.
Agricultores devem providenciar o cadastramento de animais até o final do mês.
O alerta é feito pelo médico veterinário Anselmo Machado Vieira responsável pelo escritório local da CIDASC em Descanso.
De acordo com ele, o cadastramento dos animais existentes nas propriedades rurais e a atualização cadastral está em andamento no Município, e deve ser feita pelos produtores até o final desse mês .
Ele explica que o processo é fácil. Basta os agricultores irem ao escritório local da CIDASC junto a Prefeitura, com o CPF e registrar a quantidade de animais que possuem na propriedade. O cadastro é obrigatório e está sendo feito gratuitamente.
A medida visa facilitar a emissão de documentos, como a Guia de Transito de Animais, GTA, bem como auxiliar o estado em ações sanitárias a se manter livre de doenças e minimizar prejuízos.
A boa sanidade dos rebanhos é uma das principais exigências dos importadores de carne do Brasil, sendo uma garantia a mais para o produtor,por isso é vital que os produtores tomem consciência da importância e façam o cadastro.
Santa Catarina já possui uma situação diferenciada no que diz respeito à sanidade animal, sendo o único estado livre de aftosa sem vacinação.
**