Município decreta situação de emergência devido à escassez de chuvas
A Administração Municipal de Descanso decretou situação de emergência no município devido à estiagem prolongada que afeta os recursos hídricos para o consumo humano e animal da zona rural. A decisão foi tomada em reunião do Conselho da Defesa Civil Municipal na última sexta-feira, dia 28, com base em dados do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina da Epagri, que apontam os baixos índices pluviométricos nos últimos meses.
Mesmo com a gloriosa chuva dos últimos dias, a estiagem prolongada impacta diretamente a produção agropecuária, comprometendo atividades como pecuária leiteira, avicultura, suinocultura e piscicultura, além de afetar o abastecimento de água para a população do campo. Como medida emergencial, o município poderá intervir no abastecimento de água para consumo humano e animal, além de autorizar a manutenção e ampliação de reservatórios em áreas afetadas e destinar, prioritariamente, todas as forças de maquinário de escavo, caminhões tanque e tratores para as ações emergenciais.
O secretário da agricultura e coordenador da Defesa Civil municipal, Thiago Grassiolli, reforça a necessidade da conscientização da população sobre o uso responsável da água e solicita que os moradores adotem medidas para evitar o desperdício. O decreto tem validade de 180 dias e novas ações poderão ser adotadas conforme a evolução da situação.

