Governo Municipal e Casan alinham parceria para reativação da Estação de Tratamento de Dejetos Humanos
Na segunda-feira, 08 de janeiro, o Governo Municipal, em conjunto com a Câmara de Vereadores, promoveu uma importante reunião para discutir o futuro da Estação de Tratamento de Dejetos Humanos.
O encontro contou com a participação de representantes de entidades, membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente, vereadores, equipe de engenharia da prefeitura e o engenheiro químico, Alexandre Trevisan, que contribuiu significativamente para o debate sobre a operação da estação e os passos futuros a serem tomados pela Casan, já que a companhia é responsável pelas melhorias e operação da unidade.
Trevisan apresentou uma exposição detalhada da situação atual da Estação e delineou o projeto que será executado nos próximos meses, visando a operação definitiva da unidade. Em paralelo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Lauxen, apresentou um esboço do projeto de lei que solicita à Câmara a autorização para a remoção de equipamentos da unidade e a demolição de estruturas desnecessárias, uma parte vital da responsabilidade municipal.
Como resultado da reunião, ficou acordado que a Administração Municipal, após uma nova reunião com o presidente da Câmara, Volmir Casagrande, e o assessor jurídico da casa, encaminhará o projeto para autorização. Esse passo é essencial para que a Casan possa iniciar as obras de mudança, melhoria, instalação e operação da Unidade.
O prefeito Bonamigo destaca o esforço contínuo da equipe e a importância da parceria com a Casan: “Este projeto teve início durante a gestão de 2013, e a partir de 2017, assumimos a administração da estação. Na época, não tínhamos dados concretos sobre a viabilidade e sustentabilidade do empreendimento e por isso dedicamos esforços significativos para colocar a unidade em operação, além de estabelecer um termo de cooperação com a Casan. Confiamos no conhecimento técnico da Companhia e acreditamos que, em breve, a estação estará em pleno funcionamento”, ressalta.
Paulo Lauxen enfatizou a importância do trabalho coletivo. “Com trabalho e esforço de muita gente, estamos chegando próximo da conclusão dessa obra, que será um projeto piloto para os municípios de pequeno porte de Santa Catarina, realizado pela Casan em parceria com o nosso município”, pontua.
O presidente da Câmara, Volmir Casagrande, reiterou o compromisso da casa legislativa com o projeto. “É um interesse fundamental para o município. Acompanho essa questão desde 2017, quando assumi como vereador, e há muito tempo a situação desta estação se arrasta sem sucesso. Senti grande confiança na apresentação do Alexandre sobre como a unidade irá operar, e agora, com a parceria da Casan, acredito que vai dar certo. Coloco a Câmara à disposição, inclusive para a realização de uma sessão extraordinária, visando acelerar esse projeto, finaliza.