Descanso participa do Seminário Mesorregional de Proteção e Defesa Civil
Nesta quinta-feira, dia 03, o vice-prefeito de Descanso, Marcos Baldo, o secretário da agricultura e coordenador da Defesa Civil Municipal, Thiago Grassiolli, e o fiscal de obras e posturas, Carlos Roberto Borgmann, participaram do Seminário Mesorregional de Proteção e Defesa Civil, em Xanxerê.
O evento tem como objetivo capacitar gestores, coordenadores e agentes municipais, apresentando ferramentas e estratégias para fortalecer a atuação local na prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução diante de desastres. Além de ser uma oportunidade para o aprimoramento das práticas e conhecimentos na área de gestão de riscos, legislações e inovações na área da proteção e defesa civil.
Os servidores terão acesso aos produtos, recursos e projetos já existentes, bem como as iniciativas em andamento na Proteção e Defesa Civil estadual e na FECAM. Os temas que foram abordados são os procedimentos para solicitação de reconhecimento de situação de emergência e estado de calamidade pública; os itens de assistência humanitária e kits de transposição; as capacitações e treinamentos para agentes municipais; os kits de estruturação da Defesa Civil local; o Programa Defesa Civil na Escola; as Cartas de Suscetibilidade para os municípios; o guia orientativo para Planos Diretores com foco na adaptação climática das cidades; e a apresentação da metodologia do 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres de Santa Catarina.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Thiago Grassiolli, o evento é um suporte para garantir uma resposta mais rápida e eficiente em momentos críticos, tornando o município e, consequentemente o Estado, mais preparado e resiliente. “O acesso às novas ideias e tecnologias levam ao aperfeiçoamento dos serviços que prestamos no nosso município. E estar preparado para os desastres é um passo importante no gerenciamento das equipes de proteção e defesa diante das emergências, para que a comunidade tenha todo o apoio necessário e o mais rápido possível”, esclarece.

