Descanso inicia implantação da Lei de Escuta Especializada

O Governo Municipal de Descanso está dando um passo significativo na proteção de crianças e adolescentes ao iniciar a implantação da Lei Federal 13.431 de 2017, também conhecida como a Lei da Escuta Especializada. Esta lei tem como objetivo fundamental acolher crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, criando mecanismos para prevenir e coibir a violência, além de estabelecer medidas de assistência e proteção a menores em situações de violência.

A iniciativa representa um marco importante na comunidade de Descanso, uma vez que integra a rede de atendimento do município, que é composta por servidores da Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança Pública, Conselho Tutelar e entidades municipais. No total, 14 representantes dessa rede estão participando de uma capacitação essencial para implementar com eficácia esse novo serviço.

O treinamento está sendo ministrado pela assistente social e multiplicadora do Estado em formação da Escuta Especializada, Taise Bortoluzzi Piasecki. Após a conclusão da capacitação, a equipe técnica estará pronta para acolher crianças e adolescentes de forma especializada, realizando a escuta necessária e atuando de maneira conjunta, cada um em seu papel, para garantir que o atendimento a crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência seja mais ágil e eficiente.

“Atualmente uma criança ou adolescente que presencia ou vivencia uma situação de violência precisa passar por vários setores para receber o apoio necessário, repetindo histórias e relembrando momentos traumáticos. A escuta especializada irá encurtar esses caminhos, reduzindo esses traumas e concentrando, em um só lugar, toda ajuda que essa vítima precisa receber”, explica Taíse.

A secretária da pasta, Andressa Brugnerotto, destaca que, em paralelo à capacitação, o Comitê Municipal de Enfrentamento às Violências foi reformulado e está trabalhando na criação de um protocolo de escuta especializada. “Esse protocolo será um guia que orientará passo a passo o atendimento das vítimas pela rede de atendimento, tornando o processo mais eficiente e humano. Essa iniciativa representa um grande avanço na proteção das crianças e adolescentes de Descanso e demonstra o nosso compromisso de criar um ambiente mais seguro e acolhedor para nossas crianças e adolescentes, contribuindo para um ambiente onde eles possam crescer com segurança e oportunidades”, finaliza.