Comitê Municipal de Solidariedade de Descanso se reúne para traçar estratégias de auxílio às comunidades afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul

O Comitê Municipal de Solidariedade ao Rio Grande do Sul realizou uma reunião significativa na Câmara de Vereadores nessa segunda-feira, 27 de maio. O encontro contou com a presença dos integrantes do 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de São Miguel do Oeste, que compartilharam relatos impactantes sobre a situação crítica enfrentada pelo povo gaúcho devido às recentes enchentes.

O Major Michael Magrini e o Cabo Rafael Lauxen relataram as ações realizadas desde a chegada das primeiras equipes ao estado no dia 1º de maio. “As primeiras equipes trabalharam no resgate de pessoas ilhadas em suas residências, levando-as a locais seguros. A equipe composta por integrantes do 12º Batalhão de São Miguel do Oeste começou suas atividades no dia 13 de maio, focando na área de deslizamentos e na busca de pessoas desaparecidas, e continuou até o dia 19, quando foi substituída por outra equipe “, informa Magrini.

Lauxen relata a gravidade da tragédia. “O que tem sido apresentado nos vídeos, tanto na internet quanto na televisão, não consegue capturar completamente a extensão do desastre que assolou o Rio Grande do Sul. Acredito que essa será a maior tragédia do Brasil pela sua proporção, porque foi uma área muito grande, atingindo quase todo o estado do Rio Grande do Sul”, avalia.

Ele também descreve os desafios enfrentados durante as operações de resgate, destacando a extensa área de atuação das equipes. “Alcançar as áreas mais impactadas representa um grande desafio. Em alguns trechos, as vias estão tão obstruídas que os caminhões de resgate simplesmente não conseguem avançar. Encontramos cenários inusitados em que até mesmo embarcações de transporte de passageiros são carregadas nas costas para continuar a operação de resgate”, descreve.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Lauxen, a reunião do Comitê foi um momento crucial para compartilhar informações, coordenar esforços e garantir que o auxílio chegue às áreas mais necessitadas. “O Comitê continuará a coleta de donativos, e também estará encaminhando voluntários que ajudarão no processo de limpeza de, inicialmente, Cruzeiro do Sul, e além dessas ações diretas, faremos outras atividades indiretas como palestras e gincanas sobre o Dia do Meio Ambiente, com o objetivo abordar questões relacionadas às mudanças climáticas”, destaca.

Diante dessa tragédia, o prefeito Sadi Bonamigo reforça o compromisso do Governo Municipal em estar ao lado daqueles que mais necessitam. “Estamos comprometidos ajudar o povo gaúcho e uma dessas ações é o subsidio do transporte dos voluntários, garantindo meios de deslocamento seguro para aqueles que se dedicam às operações de socorro e recuperação. Além disso, a cada semana levamos os donativos doados pela população até o central de recolhimento. Agradecemos a todos os descansenses que estão ajudando a tornar esse momento menos doloroso”, finaliza.