Grupo de gestantes de Descanso é selecionado para a 5ª Mostra Catarinense Brasil “Aqui Tem Sus”
O Governo Municipal de Descanso, por meio da Secretaria de Saúde, sabe da importância de criar e incentivar projetos que beneficiem os munícipes e fortaleçam a saúde e a qualidade de vida da população. Pensando nisso, desde 2017 vem promovendo e realizando projetos como o grupo de Gestantes, grupo terapêutico Bem Viver e o grupo da Coluna.
Conforme o secretário da pasta, Cleber Rech, por meio desses projetos, Descanso é destaque desde a 1ª Mostra Brasil “Aqui tem SUS”, que ocorreu em 2018, e neste ano não está sendo diferente.
“De lá para cá, inscrevemos trabalhos e fomos classificados para compartilhar nossas experiências exitosas em todas as edições, inclusive para a etapa nacional. Neste ano o número de inscrições superou as expectativas e representa importante marca de participação dos gestores municipais e equipes de técnicos. Foram mais de 450 trabalhos inscritos em todo o Estado, dos quais apenas 140 foram selecionados para apresentação durante o congresso e nós estamos entre eles”, destaca.
Descanso inscreveu cinco projetos, sendo selecionado o “Grupo De Gestantes: Da Gravidez à Escala de Apgar – Promovendo a Saúde das Mães, Parceiros, Familiares e Bebês”, que é coordenado e desenvolvido pela psicóloga Andréia Cristiane Dobner e pela profissional de educação física, Terezinha Cazzanelli (Tita).
A Mostra será realizada em Tubarão, de 11 a 13 de abril deste ano, durante o 8º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina e tem por objetivo, ser um espaço de compartilhamento de ações bem-sucedidas em saúde pública.
Grupo De Gestantes: Da Gravidez à Escala de Apgar – Promovendo a Saúde das Mães, Parceiros, Familiares e Bebês
O grupo de gestantes é desenvolvido pela Secretaria desde 2017 e a cada ano vem sendo reformulado e aprimorado, com a participação de uma equipe multiprofissional especializada em cuidar das mães, familiares e bebês.
Segundo as idealizadoras do trabalho, “o grupo de gestantes funciona como uma ferramenta de instrumentalização e potencialização do cuidado, já que o período gestacional é uma fase de intenso aprendizado e preparação fisiológica e psicológica para o parto. Durante os encontros mães, pais, familiares e profissionais da saúde, juntos, compartilham saberes, se tornando a melhor forma de promover a compreensão deste processo”.