Associação Cultural de Descanso promove roda de conversa sobre Cultura

Na última segunda-feira, dia 06 de março, no Centro Cultural de Descanso, aconteceu uma roda de conversa sobre Cultura e Aspectos Culturais Comunitários, promovida pela Associação Cultural do Município em parceria com o Governo Municipal e a Epagri.

O evento reuniu diversos agentes culturais, feirantes, artesãos, representantes de agências bancárias, do CTG Candeeiro do Oeste, vereadores, membros da equipe de governo e da paróquia, que foram prestigiados com uma apresentação de integrantes do CTG.

A roda de conversa foi coordenada pela antropóloga Dra. Rose Mary, com o apoio do artista plástico, Neuri Reolon, que ajudaram a promover um debate produtivo sobre a cultura local.

Um dos principais objetivos do encontro foi discutir a cultura do município e como promovê-la. Durante a roda de conversa, foram abordados temas como a valorização da cultura local, a importância da preservação das tradições, e o papel dos diferentes agentes culturais na comunidade.

A chefe de divisão da Cultura, Regiane Rodrigues, destaca que também foram discutidas ideias para a promoção de eventos culturais, roteiro de turismo rural, maneiras de valorizar os artistas locais e ajudá-los a reconhecer a importância de seu trabalho para a cultura e a identidade do município.

“Ao final do encontro, os participantes saíram com novas ideias e motivação para trabalhar juntos em prol da cultura do município. Ficou evidente a importância de se valorizar e preservar a cultura local, como forma de promover a identidade e a diversidade cultural da região”, concluí.

A presidente da Associação, Vanda Cerezer Manica, destaca o papel da entidade sem fins lucrativos. “Nosso objetivo é fomentar a rota cultural, turística, religiosa e gastronômica no município. Estamos buscando criar projetos para angariar recursos e apoiar os grupos e pessoas interessadas em ver o nosso município prosperar em termos culturais. Agradecemos a todos os que participaram e aos nossos parceiros que tornaram possível a realização desse momento.”, finaliza.

Exposição do artista Plástico Neuri Reolon

 

Para o evento, o artista Neuri fez uma exposição de algumas de suas obras, que contou com a escultura totêmica “Camaleão”, com a escultura contemporânea “Cambaleando” e duas esculturas da série Cactus “Esculturas sensoriais, os olhos transferidos a ponta dos dedos”.

A exposição estará disponível para visitação pública até o período matutino de quarta-feira, 15 de março. Os horários de atendimento são das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Regiane ressalta que presença das obras de Neuri Reolon no evento contribuiu para a valorização e divulgação do trabalho dos artistas da região, reforçando a importância de incentivar a produção artística e cultural na comunidade.