Diretores escolares de Descanso são eleitos por meio de processo de gestão democrática
O Governo Municipal de Descanso, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, mudou a forma de escolha de diretores escolares das unidades de ensino do município para o ano de 2023 e anos seguintes.
Isso foi possível após a publicação de um decreto que regulamenta o processo de qualificação e exercício das funções gratificadas de diretor escolar, que será feito a cada dois anos. Com isso, o município abriu ainda em novembro de 2022 o edital com cinco vagas, disponíveis para professores efetivos e ACTs.
Para participar do edital, os interessados tiveram que cumprir alguns requisitos, como possuir graduação na área de educação, entregar um plano de gestão a ser aprovado por professores, pais e alunos, e em caso de ACT, comprovar no mínimo cinco anos de experiência em sala de aula, entre outros requisitos.
Confira os profissionais aprovados e unidades escolares onde atuarão na gestão de 2023-2024:
EBM Cachoerinha: Silvane Frigotto Dutkievicz
CEIEF Getúlio Vargas: Solange Tibola (Que desistiu da vaga por questões pessoais, sendo assumida por Fátima De Ben Dal Mago, seguindo os critérios do edital)
CEI Judit Ângela Balbinot Prigol: Claudete Tessaro Zanol
CEEF Paulo Henrique Pissaia: Marilene Inês Heneka Pilati
Creche Professora Gracinha: Andresa Paula Priori
O prefeito Sadi Bonamigo, parabeniza os novos diretores. “Parabéns a todos esses profissionais que passaram por um processo novo, justo e democrático, e que também foram aprovados pela comunidade e estudantes. Tenho certeza que a educação pública do nosso município continuará avançando e manterá o trabalho de excelência que vinha sendo feito”, destaca.
O secretário da pasta, Máicon Rosin, destaca que o edital mescla a escolha dos novos diretores por meio de votação e qualificação. “Dentro dos critérios do edital, buscamos estabelecer além do voto, a qualificação e o preparo dos profissionais interessados, pensando em melhorar cada vez mais a educação de Descanso. Além disso, com esse processo de gestão democrática cumprimos mais uma meta do Plano Municipal de Educação”, finaliza.