Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) melhoram a qualidade de vida de descansenses

O Governo Municipal de Descanso, por meio da Secretaria de Saúde utiliza, desde 2019, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) para prevenir doenças e recuperar a saúde de descansenses.

Primeiramente o município iniciou os atendimentos com auriculoterapia nos grupos terapêuticos que são desenvolvidos pela Secretaria, como o Grupo Bem Viver e o grupo de Ansiedade e Saúde Mental.

Em 2021 e 2022 o município ampliou as PICS, passando a oferecer também Acupuntura, Moxabustão, Cone Hindú, Ventosaterapia, Reiki, Meditação e Escalda Pés.

Conforme o prefeito Sadi Bonamigo, para realizar essas práticas terapêuticas, o município equipou uma sala na Academia de Saúde, além de adquirir insumos de qualidade. “Nós, enquanto Governo Municipal, não medimos esforços para oferecer, junto com nossos profissionais da saúde, o melhor atendimento à nossa população. Só tenho a agradecer a cada profissional que desempenha um excelente papel na promoção da saúde do nosso município e a todos que se dedicam para atender bem cada descansense”, enfatiza.

O município conta com diversos profissionais capacitados, mas atualmente duas profissionais fazem a aplicação das PICS, a psicóloga Andreia Dobner e a fisioterapeuta Viviane Bordin Missio.

Andreia realiza atendimentos para participantes dos grupos terapêuticos e para pacientes encaminhados pelas Unidades de Saúde. Conforme ela, as PICS são uma modalidade de prevenção e promoção à saúde que tem por objetivo evitar doenças, aliviar sintomas e tratar pessoas que já possuem alguma enfermidade ou alguma dor, seja física ou emocional.  

“As PICS são recursos terapêuticos que buscam prevenir doenças e recuperar a saúde, tendo uma ênfase diferenciada na escuta acolhedora e especializada e no desenvolvimento do vínculo terapêutico, olhando o ser humano de uma maneira mais integral”, explica

Ela destaca os benefícios dessas práticas. “Existem vários benefícios dessas práticas, como redução de dor, melhora na qualidade do sono, diminuição de tensão musculares, melhora da imunidade, redução do estresse, tanto na esfera psíquica, quanto na esfera física e a gente tem trabalhado muito na melhora de quadros depressivos”, salienta.

Já a fisioterapeuta Viviane, faz auriculoterapia para os profissionais da saúde, além de aplicar, quando há necessidade, algumas técnicas da medicina chinesa em seus pacientes. “Esse atendimento melhora a saúde dos pacientes e dos trabalhadores da saúde, eles relatam uma melhora significativa das queixas quando estão sendo submetidos a essas práticas”, destaca.

O servidor público, Vilmar Rigatti, fez sessões de acupuntura e relata sua experiência. “A Andréia foi descobrindo os pontos onde eu tinha mais dor e foi excelente. Antes eu tinha que tomar um relaxante muscular a cada dois dias e agora estou há muitos dias sem fazer uso desse medicamento. É uma prática muito boa, o resultado é excelente, eu tinha formigamento nas mãos, já não tenho mais, tinha dor no braço, tinha bastante dor na cervical e está sendo muito bom, o efeito da prática é imediato, só tenho a agradecer”, comenta.

A descansense Rosi Colombo participa do Grupo Bem Viver desde março deste ano e conta que, no início, todos os participantes eram estranhos uns para os outros, mas tinham o mesmo propósito: ter uma vida mais saudável, física e mentalmente.

“A cada encontro a diferença foi nítida em cada um de nós, começamos tímidos, cheios de dúvidas, e muitos de nós com muitas dores e nesse processo nos tornamos uma família. Participar do grupo e poder usufruir dessas técnicas foi muito bom, o tratamento é muito eficaz, auxilia nas dores físicas e emocionais, recomendo a todos que queiram uma vida mais saudável”, relata.

A servidora pública, Silvana Pisoni, faz auriculoterapia há sete anos e no ano passado passou a fazer no posto de saúde. “Faço essa terapia porque ela me ajuda na ansiedade, no estresse, na parte gastrointestinal e principalmente na rinite. A sensação é boa, uma energia que atua nos pontos que a gente mais precisa e sempre percebo diferença nas semanas que procedem a terapia”, menciona.

O secretário da pasta, Cleber Rech, destaca que desde que as PICS foram implantadas, mais de 200 atendimentos foram realizados. “Nosso objetivo é oferecer para nossos pacientes um cuidado integral com atendimentos alternativos que possam ajudar a aliviar suas dores, prevenir possíveis doenças e promover a sua saúde, buscando melhorar a qualidade de vida de cada descansense. Temos recebido diversos retornos positivos referente a essas técnicas, provando a eficácia e as mudanças que podem gerar nos pacientes atendidos”, finaliza.