Evento em alusão à campanha Agosto Lilás teve grande participação

O Governo Municipal de Descanso, por meio da Secretaria de Assistência e do CRAS, realizou na sexta-feira, 19 de agosto, um evento em alusão ao “Agosto Lilás”, mês dedicado à prevenção e combate à violência contra as mulheres.

O evento foi realizado no Clube SAD e teve grande participação da população descansense, especialmente de mulheres. Conforme a secretária da pasta, Andressa Brugnerotto, o momento foi muito importante, pois trouxe à tona questões relevantes. “A advogada Edenilza Gobbo, explicou como proceder em caso de violência, quais os direitos das mulheres estabelecidos em Lei, qual o ampara dado nesses casos, e além de derrubar alguns mitos, esclareceu dúvidas. Já o Roselei trouxe um momento mais leve e divertido, sem tirar o foco da campanha”, destaca.

Ela ressalta que os feedbacks em relação ao evento foram positivos. “As mulheres presentes deram um retorno bem positivo, para elas, foi uma noite agradável, divertida e muito importante para agregar conhecimentos sobre os seus direitos e fortalecer a luta contra crimes tão absurdos contra as mulheres. Agradecemos a todas e todos que estiveram presentes e fizeram desse evento um sucesso”, agradece.

Em seu discurso, Andressa destacou que a educação é o caminho da prevenção à violência contra a mulher e o combate deve ser feito por meio da denúncia. “Não podemos achar normal que um homem ofenda sua mulher, sinta ciúmes e a não deixe usar determinada roupa, ou ir a determinado lugar. Não podemos continuar dando para meninas tarefas domésticas diferentes das tarefas dos meninos, pelo contrário, precisamos educar nossos meninos e meninas para que se vejam como iguais, como pessoas dignas que merecem e devem respeito entre si. Além disso, para combater esses crimes, precisamos que a sociedade meta a colher, denuncie, que mostre aos agressores que ninguém irá se calar”, pontuou.

Já o prefeito Sadi Bonamigo, afirmou o papel do poder público no enfretamento da violência. “Temos um papel fundamental de dar o apoio e amparo a essas mulheres, além de trabalhar a prevenção para que a sociedade seja cada vez mais consciente. Para melhorar o atendimento a essas mulheres, estamos finalizando o novo espaço da Secretaria de Assistência Social, que irá possibilitar o trabalho em grupo e o atendimento particularizado das vítimas, dando maior segurança e sigilo”, salientou.