Dengue: Descanso registra mais dois casos da doença

A Secretaria de Saúde de Descanso confirmou na quarta-feira, 09 de março, o segundo caso de dengue em Descanso, já nesta sexta-feira, 11 de março, o terceiro caso foi confirmado. Trata-se duas pacientes de 37 e 33 anos que apresentaram sintomas como febre alta e persistente, dor atrás dos olhos, náusea e vômito, manchas vermelhas no corpo e dor muscular intensa.

O secretário da pasta, Cleber Rech, destaca sobre a importância de procurar atendimento médico em caso de sintomas. “A dengue é uma doença que deve ser levada a sério, isso porque quanto mais tarde o diagnóstico ser realizado, maior a possibilidade da doença evoluir para quadros graves, apresentando manifestações hemorrágicas. Por isso, se tiver sintomas, não espere! Procure logo atendimento médico na Unidade de Saúde a qual pertence para, se confirmada a doença, possa receber logo o tratamento”, salienta.

Até o momento o município possui seis casos suspeitos da doença e 24 focos do mosquito, um número menor se comparado ao mesmo período do ano passado, quando o município possuía 34 focos, e ainda menor que 2020, quando foram identificados 145 focos.

Segundo Rech, essa diminuição é resultado do trabalho constante da equipe de vigilância epidemiológica e da colaboração da população. “Pedimos mais uma vez para que todos tomem os cuidados básicos e evitem água parada em qualquer local, principalmente em pneus, cisternas e flores, como bromélias, que são os depósitos com mais focos do mosquito em nosso município”, finaliza.