Secretaria de Saúde de Descanso retoma Grupo Terapêutico Bem Viver

A Secretaria de Saúde de Descanso iniciou na quinta-feira, 16 de setembro, os encontros do Grupo Terapêutico Bem Viver, que haviam sido suspensos em função do agravamento da pandemia do coronavírus.

O grupo é coordenado pela psicóloga, Andréia Dobner, e pela educadora física, Terezinha Cazzanelli (Tita), tendo como objetivo, acolher pessoas encaminhadas pela equipe de saúde a qual pertencem, que estejam atravessando problemas de ordem emocional, dores psicossomáticas e pessoas que utilizam medicação ansiolítica e antidepressiva.

“Oferecemos um espaço de acolhimento e de escuta especializada, buscando a recuperação por meio da partilha de sentimentos e da ajuda mútua, com enfoque na reorganização das vidas e na compreensão das emoções e dos sentimentos”, explica Andréia.

Com duração de 13 encontros por grupo, as sessões, que acontecem nas quintas-feiras, às 19h, na academia da Saúde, são conduzidas pelas coordenadores e profissionais convidados, que tratarão de temáticas especificas.

Durante os encontros serão abordados diferentes temas, como novas práticas no cuidado à saúde, motivação, técnicas de autoconhecimento, técnicas para lidar com ansiedade, respiração, musicoterapia, meditação e Reiki, auriculoterapia, acupuntura, cone hindu, atividades físicas, alimentação, práticas integrativas e complementares que estão sendo preconizadas pelo SUS, entre outros.

“O objetivo é reunir pessoas com vivências semelhantes e permitir que cada participante viva o seu momento, promovendo um espaço para as manifestações de sofrimento e expressão dos seus sentimentos, encorajando-os a redescobrirem o prazer e o sentido de sua vida e desse modo, abrir possibilidades de cura”, destaca Andréia.

Conforme o secretário de Saúde, Cleber Rech, o projeto foi iniciado em 2019 e trouxe muitos resultados positivos. “Recebemos muitos feedbacks positivos de participantes de grupos anteriores e isso nos impulsiona a continuar investindo nesse projeto tão importante, que dá apoio a muitas pessoas na caminhada do autoconhecimento e da recuperação, contribuindo dessa forma, para uma melhor qualidade de vida”, finaliza.