Esclarecimento sobre atendimento na Saúde de Descanso

Ginecologia e pediatria/ atendimento voltam ao normal em fevereiro

A secretaria municipal de Saúde informa que os profissionais em Ginecologia e Pediatria voltarão com atendimento normal em fevereiro.  No centro municipal de Saúde, a Pediatra retorna aos trabalhos no próximo dia 5 de fevereiro, mantendo expediente, duas vezes por semana: Na terça-feira na parte da tarde e na quinta-feira pela manhã. Já a ginecologista volta a atender no Centro de Saúde da cidade, a partir do dia 4 de fevereiro também duas vezes por semana: Segundas e quartas pela manhã.  No ESF de Itajubá, onde antes não havia atendimento em pediatria, sendo esse somente na Unidade de Saúde central, iniciará atendimentos em março.  A Ginecologista retoma os trabalhos em Itajubá a partir do dia 25 de fevereiro. Ela atenderá sempre na última segunda-feira do mês.

Agendamentos de consultas também podem ser feitos por telefone

Os atendimentos para Consultas de:→ Renovação de receita médica;→ Carteira de saúde;→ Receita de medicamentos controlados;→ Consulta de planejamento familiar (Anticoncepcionais e outros), somente serão realizados mediante agendamento prévio que pode ser feito via telefone através dos números 3623 – 0122 e 3623 – 0797.

Cronograma de atendimento diário para cada MÉDICO:

– 07 consultas mediante agendamento;

– 06 consultas com fichas do dia; para casos de início súbito, porém sem urgência, mas que não poderão aguardar por um agendamento;

– 02 consultas de emergência, de última hora ( queda, mau-súbito, acidentes, entre outros).A Secretaria de Saúde está planejando algumas alterações dentro dos próximos meses, pois existe a negociação com o Dr Sidnei Ceolin o que aumentará o número de atendimentos.

Tem prioridade no atendimento: Gestantes; Idosos (60 anos ou mais); Casos de urgência / emergência.

A secretaria municipal de Saúde lembra que todas as últimas quintas-feiras do mês, no período vespertino a unidade de saúde Central permanecerá fechada, motivo: REUNIÃO DE PLANEJAMENTO.  Todas as terças–feiras no período vespertino a equipe da Estratégia Saúde da Família I não presta atendimento na Unidade de Saúde, motivo: VISITA DOMICILIAR.  E nas quintas feiras a tarde a Equipe de Saúde da Família II estabelece cronograma de visitas domiciliares, e a apartir de março as equipes retornam com as atividades educativas nas comunidades e escolas, estando ausentes da Unidade de Saúde nas Quartas feiras á tarde a Equipe II, e nas sextas feiras a tarde a Equipe I. O cronograma de atividades da equipe de ESF III, “Itajubá”, passará por adequações e as informações serão divulgadas posteriormente. Então é importante destacar que nesses dias os profissionais estão envolvidos com atividades conforme exigência da legislação que estabelece a funcionalidade dos ESFs.

Para agilizar seu atendimento tenha sempre em mãos:CARTÃO DA FAMÍLIA COM NÚMERO DO CADASTROCARTÃO NACIONAL DO SUSCPFDOCUMENTO DE IDENTIDADECOMPROVANTE DE RESIDÊNCIA QUANDO NECESSITAR DE ENCAMINHAMENTOS PARA FORA DO MUNICÍPIO.

Validade das receitas:

→  30 dias- medicamentos controlados;

→  06 meses-insulina;

→  01 ano- medicamentos para hipertensão arterial, diabetes..

.→  01 ano- método contraceptivo (microvlar, triquilar e outros)

Os exames para renovação de receita podem ser solicitados pelo médico ou enfermeira da sua equipe de ESF;Para renovação da receita do método contraceptivo, as pacientes deverão estar com o exame preventivo de câncer de colo uterino em dia, após realização do exame, agendar consulta médica.Qualquer dúvida procure os profissionais da saúde, que estarão prontos para trazer a informação correta.

A Secretária de Saúde também, explica a população que: A sala de espera da Unidade de Itajubá passará por adequações, onde  respeitando legislação não é mais permitido que  essa  mantenha-se vinculada a Unidade, que permanecerá fechada em horários previstos. A sala permanecerá no mesmo ambiente, porém, apresentará divisórias para poder manter-se aberta em horário de intervalo dos funcionários, e início de períodos de atendimento, não prejudicando o conforto e direito do cliente.