Gestão Ambiental é tema de evento em Descanso
O Seminário sobre Gestão Ambiental, realizado na quarta-feira, 10 de agosto, na Microbacia do Lajeado Vorazinho, interior de Descanso, superou as expectativas de público da Epagri e da Administração Municipal, ultrapassando 120 pessoas, entre estudantes (escolas Itajubá e Cachoeirinha) e agricultores. Com o objetivo de sensibilizar as famílias rurais sobre os problemas ambientais, o evento também focou como desenvolver ações visando a melhoria da qualidade de vida.
Na programação do seminário foi apresentada peça teatral pelos alunos da Escola Municipal Cachoeirinha. As palestras sobre Gestão Social, Econômica e Ambiental em microbacias hidrográficas ministradas pela Epagri de Descanso (Zolmir Frizzo) e Guarujá do Sul (Eliane Fanton), Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste (soldado Wilson Sadi Santos que abordou sobre a mudança de atitude em relação ao ambiente). O prefeito Sadi Bonamigo também acompanhou o evento.
Conforme o engenheiro agrônomo da Epagri, Zolmir Frizzo, há a necessidade de mobilizar as famílias para as questões ambientais como a contaminação das águas para consumo humano e animal, o uso abusivo de agrotóxicos, a importância de preservação, recuperação dos solos e das nascentes de água e recomposição da mata ciliar são alguns dos aspectos que contribuem para a sustentabilidade das propriedades rurais.
No seminário, os participantes também tiveram a oportunidade de sugerir ações e trabalhos que podem e devem ser feitos para reduzir o impacto ambiental e melhorar as atividades agropecuárias. Como encaminhamento foi formada uma comissão de lideranças e representantes de entidades para elaborar um cronograma de trabalho a ser executado nesta microbacia, que abrange as comunidades de Vorá, Vorazinho, São Paulo e parte de Itajubá e São José.
Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação