Conferência aponta avanços e deficiências no setor social
"Mais de 70% dos municípios catarinenses não possuem o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas". O número foi apresentado pela mestra e doutoranda em Serviço Social de Chapecó, Iraci de Andrade, que palestrou na 6ª Conferência Municipal de Assistência Social de Descanso, na sexta-feira, 5 de agosto, no Clube Sad. Segundo ela, o Centro garante atendimentos especializados quando a família tem alguma situação mais agravada, como é o caso de violações de direitos ou em ocasiões de violência. "Esse é o grande desafio do Estado, o de garantir esta implantação aos municípios com população inferior a 20 mil habitantes. Pode até ser através de consórcios intermunicipais", comentou.
Outro fator segundo Iraci, é a valorização e qualificação dos profissionais que atuam no Suas – Sistema Único da Assistência Social. Exemplo claro disso, são aquelas pessoas que trabalham no Cras – Centro de Referência de Assistência Social. "Precisamos oferecer condições de trabalho adequado para que estes profissionais possam estar desenvolvendo serviços de qualidade na qual foram contratados", destacou. De maneira geral, ela avaliou que os municípios estão avançando quanto a política de assistência social, principalmente agora com as implantações do Cras.
A conferência organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social com apoio da Administração por meio da Secretaria de Bem Estar Social também elencou prioridades para ser apresentadas na Conferência Estadual e para isso se elegeu seis delegados.
Conforme a assistente social – Núbia Miotto Soares Leite, as propostas elencadas pelos grupos e validadas pela plenária demonstram a preocupação e o interesse da população com a política social, bem como traduzem novos caminhos a serem seguidos pelo município em especial. "Sem dúvida, o município conseguiu atingir os objetivos propostos com a realização da conferência, traduzindo para a população um novo olhar mais claro e concreto do que é a Assistência Social e o Suas. A avaliação dos participantes quanto ao conteúdo repassado, os trabalhos dos grupos, a organização da conferência foram positivas, ficando o compromisso da participação e da divulgação das ações desenvolvidas pela Assistência Social", enfatiza.
Ouça também no Ítens para Download entrevista com a mestra e doutoranda em Serviço Social de Chapecó, Iraci de Andrade.
Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação