Administração de Descanso avança e compra mais um terreno
Usuários da Estratégia Saúde da Família 1 de Descanso terão, futuramente, uma Unidade exclusiva. O primeiro passo foi dado pela Administração Municipal por intermédio da Secretária de Saúde. Trata-se da compra de um terreno de mil metros quadrados, localizado no bairro Jaroseski, em frente ao ginásio comunitário. Os últimos detalhes, bem como o pagamento no valor de R$ 70 mil de recursos próprios, ao então proprietário Casemiro Jaroseski, ocorreu ontem, quarta-feira, 29 de junho. Esta aquisição faz parte de mais uma etapa da regionalização de saúde, aprovada pelos representantes da população, os delegados eleitos do Plano Plurianual – PPA 2009.
O fato é comemorado pelo secretário, Paulo César Busnello. "Fico feliz só em pensar que todas as pessoas e famílias pertencentes a esta equipe vão ter mais conforto e agilidade quanto aos atendimentos a ser prestados pela saúde pública. E, claro, os usuários da ESF 2, terão a mesma agilidade e conforto em virtude da redução do fluxo de pessoas existentes hoje no Centro Municipal de Saúde", destaca.
Descanso possui 3 ESFs, sendo que o 1 e 2 funcionam no Centro Municipal de Saúde. O 3 é destinado para os usuários da região do distrito de Itajubá. Desta forma, segundo Busnello, a proposta é que a Unidade Central de Saúde continue a abrigar a Estratégia Saúde da Família 2, além de todas as especializações como ginecologia, cardiologia e pediatria para toda a população.
De acordo com o prefeito em exercício, Airton Pacheco, para construir esta unidade, a administração municipal conta com um projeto elaborado e encaminhado no mês de fevereiro deste ano junto ao Ministério da Saúde, quando na oportunidade, o prefeito Sadi Bonamigo e o secretário Paulo César Busnello tiveram audiência com o secretário do ministro. "Nosso governo está confiante que, ainda, neste mandato, possamos entregar a nova unidade da ESF para a comunidade. Lembro que esse é um passo importante, pois estamos planejando a saúde para agora e o futuro", comenta.
Estão cadastradas na ESF 1, 915 famílias, o que corresponde 2.930 usuários.
Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação