Saúde desenvolve atividades contra o tabagismo

       Vinte e três brasileiros morrem por hora devido ao fumo. Ainda segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o consumo do tabaco provoca, aproximadamente, 50 tipos de complicações. Destacam-se as doenças cardiovasculares, respiratórias e câncer. Para alertar a população de Descanso, a Administração Municipal por intermédio da Secretaria de Saúde desenvolve até sexta-feira, 3 de junho, mini-palestras na recepção do Centro de Saúde e, ainda, distribuição de cartazes e informativos no comércio local. Todas as atividades estão relacionadas ao Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, lembrada em 31 de maio.

       Como forma de orientação e prevenção, criou-se, nas últimas semanas, um grupo de tabagistas no distrito de Itajubá. Conforme o secretário Paulo César Busnello, também há a intenção de implantar um grupo na cidade. Ele acredita que de 10 a 15 pessoas já é possível constituir um grupo. "As pessoas interessadas devem procurar a Unidade Central de Saúde ou ligar pelo fone 3623 0122 e falar com a Solange. Queremos conscientizar os fumantes e prevenir doenças que podem vir a ocorrer", destaca Busnello.

       Segundo a psicóloga Kelly Valduga, que está sob a coordenação da formação dos grupos, há ainda outros problemas relacionados ao tabagismo. O passivo também é um deles, ou seja, aquela pessoa que convive com fumantes. "A fumaça contém 50% a mais de substâncias cancerígenas do que a do fumante. Isso é preocupante", informa.

  Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação