Conselheiros definem ações para agricultura do município

       O Conselho Municipal de Agricultura de Descanso promoveu reunião com os integrantes para deliberar vários assuntos. O encontro ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores na quarta-feira, 23 de março, e contou com a presença de autoridades. No município, cada comunidade possui um representante no conselho. Também existem membros representativos de diversas entidades.
       O prefeito, Sadi Bonamigo, aproveitou o momento e destacou sobre o lançamento do programa "Estrada Modelo". Bonamigo pediu que os conselheiros solicitem a colaboração dos proprietários de terra quanto à realização de roçadas e retiradas de cercas, aquelas muito próximas às estradas, para que a equipe da Secretaria de Transportes realize um bom trabalho.  
       Na reunião foi reconduzido o cargo de presidente do Conselho Municipal de Agricultura, o secretário José Roque Roman, para mais um ano. De acordo com ele, os agricultores poderão usufruir até 80% do bônus fiscal na aquisição de horas máquinas, sementes e insumos. Ficou definido que vão ser seis microrregiões, conforme cronograma da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para atendimentos de trator de pneu terceirizado. Roque informou ainda que a prefeitura necessita de inseminadores em algumas comunidades, visto que alguns profissionais resolveram só fazer em suas propriedades. Caso há interesse, a pessoa deve fazer um curso, sendo que, posteriormente, é fornecido sêmen e botijão.
       Um dos problemas enfrentados é o enterro de animais. Nesse sentido, o conselho deliberou que a Secretaria disponibilizará uma máquina retroescavadeira para fazer abertura de valas comunitárias ou individuais, onde será definido um roteiro nas comunidades e os interessados em aderir o programa, devem confirmar junto ao conselheiro local.
       A médica veterinária, Beatriz Holdefer, também explicou que está trabalhando o dia todo na Secretaria nas segundas e quartas. Nas terças, quintas e sextas só a tarde. A orientação é que os agricultores, se possível, façam solicitações nas primeiras horas de cada expediente.

   Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação da Prefeitura