Dengue é preocupação da saúde pública de Descanso
Assim como em toda a região, a administração de Descanso também está preocupada com a dengue. A doença é originada pelo mosquito aedes aegipty, causada por um vírus. Conforme o secretário de Saúde, Marcos Bortolanza, nenhum foco do mosquito transmissor e nenhuma vítima foram confirmados, até agora, no município.
Bortolanza afirmou que existem diversas armadilhas e pontos estratégicos a fim de identificar o surgimento de larvas. "Este trabalho é realizado semanalmente pela vigilante ambiental e pelos agentes comunitários de saúde. O trabalho também é feito junto às escolas em parceria com a secretaria Municipal de Educação", diz.
Ele chama atenção da população para colaborar e prevenir o surgimento da doença, uma vez que não existe vacina ou medicamento para precaver contra a dengue. "A prevenção é não permitir a reprodução do mosquito, não permitindo o desenvolvimento de larvas do mosquito. Assim, convocamos toda a população para que não deixe água parada em garrafas, pneus, copos ou qualquer outro recipiente. Também peço que sejam cobertos outros depósitos, exemplo disso são as caixas d´água", explica.
Os principais sintomas da dengue são a febre de início súbito; dor trás do olho; dor de cabeça; dor muscular e articular; ânsia e vômitos.
Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação da Prefeitura