Primeiro Mutirão da Saúde supera metas em Descanso

       Para lembrar o Dia Mundial do Diabetes – 14 de novembro e Dia Mundial de Luta Contra a Aids – 1º de dezembro, a Administração Municipal de Descanso por intermédio da Secretaria de Saúde realizou na sexta-feira, 26 de novembro, o primeiro mutirão. Foram aproximadamente 910 pessoas beneficiadas, superando as expectativas.
       Mais de 390 pessoas compareceram pela parte da manhã na praça municipal e submetidas a exames de diabetes, verificação da pressão, índice de massa corporal, peso, altura e postura e, avaliação odontológica com auxilio do odontomóvel. Ainda naquela manhã, os profissionais da saúde entregaram 300 panfletos de orientação e fizeram, com apoio da Polícia Militar, um pedágio na avenida Martin Piaseski. À tarde, aproximadamente 120 pessoas participaram de palestra com a nutricionista Silvana Damo e receberam avaliação nutricional, gratuitamente. Sobre diabetes, constatou-se que 10% das pessoas estavam com o exame alterado e necessitaram de encaminhamento especializado.
       Segundo o prefeito Sadi Bonamigo, que também marcou presença nas atividades desenvolvidas, as políticas de saúde pública têm, no município, objetivos definidos. "O primeiro mutirão já mostrou a importância para a inclusão de cada munícipe aos serviços públicos. Muito temos feito pelo setor da saúde. Sinto-me orgulhoso em observar os resultados desta ação", ressalta.
       O secretario Marcos Bortolanza avalia a programação. "Atingimos a meta, pois a procura pela população foi grande. Muitas pessoas realizaram diagnósticos, sendo que apresentaram alterações e não eram sabedoras. Fica o nosso agradecimento aos participantes e, especialmente, aos profissionais pelo excelente trabalho", destaca.
       De acordo com a participante Neusa Fernandes de Mattos a iniciativa é excelente. "Eu achei bom isso porque eu nunca tive oportunidade de fazer estes tipos de exames em um mutirão", comentou. Por outro lado, a agente comunitária de Saúde, Juliana Ribeiro fala sobre o envolvimento dos profissionais. "É um sentimento de orgulho pelo município que cada vez investe mais na saúde. Eventos como estes só vem a somar para toda a comunidade", disse.
       A próxima ação da Secretaria Municipal de Saúde é a coleta de sangue. Esta doação acontece na data de 13 de dezembro no Centro Municipal de Saúde e é direcionada para aqueles moradores do município que já tem carteirinha de doador. Profissionais do Hemosc – Chapecó vão estar presentes neste dia.

    Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação