Descanso implanta programa de formação de Sentinelas
Acidentes no ambiente escolar são muito freqüentes. A curiosidade natural das crianças expõe-nas a situações de risco nem sempre perceptíveis para seus responsáveis. A Secretaria Municipal de Saúde de Descanso visando evitar acidentes criou o programa de formação de "Sentinelas" para a prevenção e primeiro atendimento em socorros pediátricos a ser desenvolvido, especialmente na rede de ensino do município.
O objetivo é a capacitação de profissionais para a prevenção e primeiros socorros pediátricos, em relação à adoção de medidas de segurança para reduzir a ocorrência de acidentes e prestação de atendimento adequado em caso de acidentes, dentro das creches e escolas.
O programa estará disponibilizando o curso de primeiros socorros para profissionais e servidores das secretarias de Educação, Bem Estar Social e Esporte, conselheiros e agentes de saúde. Haverá a divisão de duas turmas, uma na Câmara de Vereadores e outra no auditório do Hospital da Fundação, totalizando 64 pessoas. O curso que terá duração de 20 horas será ministrado nos dias 5 e 6 de abril por especialistas da área. Na conclusão dos cursos, os participantes terão direito a certificados.
Segundo o secretário da Saúde, Marcos Bortolanza, o curso estará estruturando a rede de proteção e assistência em primeiros socorros para a população. "A administração municipal está orgulhosa em poder estruturar essa rede de proteção e assistência em primeiros socorros para as crianças e toda população descansense. Agradecemos a parceria entre as secretarias municipais, entidades e escolas por mostrarem compromisso e responsabilidade social. Como resultado desse trabalho serão capacitadas pessoas que serão referências nas instituições e para as famílias na urgência e emergência", salienta Bortolanza.
Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação da Prefeitura