Descanso promove dia especial para a mulher
Muitas atividades marcaram o Dia Internacional da Mulher, quarta-feira (10) no CTG Candieero do Oeste em Descanso. O Poder Executivo através da secretaria municipal do Bem Estar Social, em parceria com a Epagri/Projeto Microbacias 2, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Descanso e demais entidades, elaboraram a programação com palestras, almoço de confraternização e sorteio de brindes.
A abertura aconteceu logo pela manhã e contou com a presença de várias autoridades. O prefeito Bonamigo falou que há o compromisso do Poder Público no que se refere aos interesses sociais: "Precisamos criar programas e para isso dependemos do Poder Legislativo. Digo isso por que o governo municipal tem um projeto para ser votado pelos vereadores ainda esta semana. Ele cria um cargo para discutir as questões sobre a mulher de Descanso", registrou Bonamigo.
Segundo a secretária do Bem Estar Social, Marise Prévide Giombelli, "o evento mostrou mais uma vez que a mulher descansense é participativa, sábia e está sempre em busca de novos conhecimentos aprimorando sua qualidade de vida. Parabéns a todas as participantes", relatou Giombelli.
A munícipe descansense Lúcia Chagas, 42 anos, participou de toda a programação e comentou sobre as atividades realizadas. "Foi ótimo, obtive muitas informações através das palestras, e espero que continuem esses encontros nos próximos anos", destaca.
O deputado estadual, Padre Pedro Baldissera também esteve presente no evento.
Palestras
Duas palestras aconteceram pela parte da manhã. A abertura delas se deu pelo médico Dr. Gerson Weissheimer, destacando "Saúde da Mulher". Ele explicou as diversas fases que ocorre na vida das mulheres, pois muitos fatores são naturais no dia a dia e precisam de prevenção: "Para isso toda mulher deve fazer consultas com seu médico", salientou Weissheimer.
O Assessor da Fetaesc (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina) Irineu Berezanski, trabalhou o tema: "Conviver e trabalhar melhor". Segundo ele, cada pessoa tem que se integrar na sociedade e não esperar que o mundo se integre a ele: "Muitas pessoas esperam pelos outros. Pelo contrário, a pessoa tem que buscar seu estado de viver, porque isso significa estar alicerçado com seus objetivos na sua convivência social", ressaltou Berezanski.
A tarde, a programação foi iniciada com a palestra "Os desafios da mulher nos dias atuais", com a Extencionista da Epagri – Leonilda Villani. Ela comentou sobre os desafios e enfatizou sobre o avanço que as mulheres obtiveram no mercado de trabalho ao passar dos anos: "Os maiores desafios que enfrentamos atualmente é o preconceito que muitos têm em relação ao nosso trabalho, nossa independência, autonomia, bem como, a forma de agir e pensar. Ao passar do tempo progredimos, pois além de trabalhar fora e estudar, cuidamos dos filhos e da casa", declarou Villani.
Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação da Prefeitura