Cuidados com a dengue devem ser redobrados no verão

       Evitar água parada. Não acumular latas, pneus e garrafas. Manter permanentemente secos, subsolos e garagens. Furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas. Manter totalmente fechadas cisternas, caixas d'água e reservatórios provisórios tais como tambores e barris. Não acumular a água nos vasos de plantas, preferencialmente usar areia nos pratinhos. Limpar periodicamente, calhas de telhados, lajes, marquises e rebaixo de banheiros e cozinhas. Essas são pequenas ações que ajudam a não deixar o mosquito Aedes Aegypti proliferar e transmitir a doença da dengue. A orientação é da secretaria municipal de Saúde de Descanso através da Vigilância Ambiental.
       Os sintomas da doença surgem de febre aguda que se caracteriza por um início repentino, permanecendo por 5 a 7 dias, dor de cabeça intensa, dores nas articulações e musculares. O estado do paciente piora com sinais de insuficiência circulatória, apresentando pele manchada e fria, lábios azulados e, em casos graves, diminuição da pressão do pulso. Instala-se então uma síndrome de choque do dengue podendo levar o paciente ao óbito.
       Conforme Vanda Feltez, Vigilante Ambiental, existem no município 17 armadilhas sendo vistoriada a cada 7 dias. Nos 10 pontos estratégicos, a vistoria acontece quinzenalmente. Ela destaca que os agentes comunitários serão instruídos para repassarem informações a todos os munícipes descansenses tomarem os devidos cuidados.

  Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação da Prefeitura