Secretaria alerta sobre hanseníase
Neste domingo, dia 31 de janeiro, é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase que neste ano conta com o tema: "Hanseníase, a mancha ainda continua em Santa Catarina". O alerta é feito pela secretaria de Saúde de Descanso por meio da Vigilância Epidemiológica.
A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo. Não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico. A transmissão é direta de pessoa a pessoa através das vias aéreas superiores no convívio intimo e prolongado de pessoa sadia com o doente.
Os principais sintomas são:
– Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades;
– Manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato;
– Áreas de pele onde os pelos não desenvolvem e não há produção de suor;
– Caroços e placas em qualquer local do corpo;
– Dificuldade para segurar objetos.
A hanseníase tem cura, o tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quando a doença é diagnosticada precocemente, evitando-se assim desgaste do paciente e possível incapacidade física.
No Brasil são diagnosticados e tratados cerca de 50.000 pacientes por ano. Em Santa Catarina o número fica entre 220 casos por ano. No município de Descanso nos últimos anos foram tratados e curados dois pacientes.
Qualquer suspeita, você deve procurar atendimento na Unidade de Saúde de Itajubá ou no centro Municipal de Saúde de Descanso ou mesmo através do telefone 3623 0122 com a equipe da Vigilância Epidemiológica composta pela enfermeira Silvia Orlandini ou a Técnica Responsável pelo programa Edilene Lorenski.
Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação da Prefeitura