Eco Descanso já é uma realidade no município

       Alunos de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e, Ensino Médio, professores e representantes de entidades e órgãos públicos participaram na quarta-feira (02/12), da 1ª Eco Descanso. O ato aconteceu no Camping Pancote e na estação de tratamento d´água da CASAN. A programação elaborada norteou as ações de preservação do meio ambiente, momentos culturais e almoço de confraternização.
       No total, cinco escolas marcaram presença, sendo elas: Escola Básica Municipal Cachoeirinha, E.E.B. Everardo Backheuser, Colégio Cenecista Santos Dumont, E.E.B. Itajubá e CEDUP – Getúlio Vargas. Todos os professores da rede de ensino foram convidados para participar do evento. Houve a formação dos grupos de estudos temáticos que percorreram as trilhas ecológicas e acompanharam nas estações as informações e orientações que foram elaboradas.
       "Esse desafio é grande e nós devemos estar atentos neste projeto. Quem ama e adora Descanso vai estar envolvido para recuperar o meio ambiente", afirmou o prefeito Bonamigo em seu pronunciamento. O prefeito agradeceu os envolvidos no projeto: "Todos os diretores, professores, alunos e entidades se dedicaram e fizeram acontecer essa 1ª Eco Descanso. Meus parabéns a todos", finalizou Bonamigo.
       Desde março foi planejada a comissão da educação que teve como foco a conscientização dos estudantes e, a outra, que pensou sobre o destino correto do lixo. As atividades desenvolvidas segundo o secretário Norberto Araldi foram válidas, pois possibilitará que os estudantes coloquem em prática o que aprenderam: "O desafio da Eco Descanso a partir de agora depende de cada um de nós, porque o meio ambiente é aquilo que vai proporcionar a continuidade da nossa vida. Os alunos serão protagonistas desta ação preventiva.", enfatizou Araldi. Para ele a realização da 1ª Eco Descanso atingiu as expectativas e foi um sucesso.
       A representante do Poder Judiciário de São Miguel do Oeste, Inês Dietrich, disse que sempre esteve preocupada com o meio ambiente. "Cada um tem que fazer a sua parte visando preservar o meio ambiente. Estamos juntos neste projeto para obtermos um resultado melhor", destaca Inês.
       Conforme o diretor da E.E.B. Everardo Backheuser, Lotário Staub, devemos refletir mais e, tomar ações necessárias para preservar o meio ambiente: "Descanso dá um passo muito considerável para as questões ecológicas. A juventude está desapegada com as questões materiais e dão mais prioridade para as questões da vida. Então no meu ponto de vista, está neles a solução ou a mudança daquilo que vem ocorrendo dentro da natureza", acrescenta Staub. O estudante da mesma escola, Mateus Kohl, 17 anos, considera importante a sua participação e dos demais colegas: "Se nós não preservar como é que nós vamos viver daqui alguns anos? Se continuar esse grau de degradação do meio ambiente, muitos problemas vamos enfrentar ainda", observa Mateus.

TEMÁTICAS

1ª estação: O professor Gilmar José Dalmolin, repensou com os alunos e professores os efeitos do lixo no meio ambiente. De acordo com ele, além dos lixos domésticos, devem-se analisar os lixos que são lançados na água e atmosfera para que haja uma conscientização maior.

2ª estação: Todos que participaram da 1ª Eco Descanso, conheceram sobre a estação de tratamento d´água da CASAN e seu funcionamento, desde o tratamento e produtos utilizados. 650 mil litros de água por dia são distribuídos para Descanso e 135 mil litros de água/Belmonte. Três funcionários trabalham durante as 24 horas. Segundo Zeferino Defavari a água que chega ao consumidor é de boa qualidade, porém a população deve cuidar melhor para não poluir nenhum rio e muitos menos o Rio Famoso que abastece a estação.

3ª estação: O Sargento Jorge Menegheti da Policia Ambiental de São Miguel do Oeste trabalhou questões sobre a destruição da mata ciliar, degradação ambiental, seus efeitos e Legislação ambiental. Também teve representantes da FATMA.

4ª estação: Foi tratada a importância da coleta seletiva-reciclagem e alternativas econômicas sociais e ambientais. A temática ficou sob a responsabilidade da Epagri/Microbacias 2. O Extensionista RuraL, Vilmar Milani e, o Engenheiro Agrônomo da Epagri, Zolmir Frizzo apresentaram muitas alternativas para o destino correto do lixo.

5ª estação: A Técnica em Vigilância Sanitária, Ieda Vacarin, que atua no Setor da Saúde em Descanso, orientou sobre a importância da água é saúde. Destacou os cuidados de não poluir as fontes e maneiras de despoluí-las. Conforme Ieda se não cuidarmos da água, muitas doenças podem surgir. 

  Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Imprensa da Prefeitura