Administração municipal investe no projeto "Descanso Com Mais Saúde"

       A secretaria municipal de Saúde de Descanso através do Programa de Estratégia Saúde da Família III está desenvolvendo nas comunidades de sua abrangência, o projeto "Descanso Com Mais Saúde".
       O projeto tem como principal objetivo promover a prática de atividades físicas para as pessoas, como forma de ajudar no tratamento e principalmente no controle de doenças. Ele é ministrado pela professora de Educação Física – Juliana Villa e por Patrícia Zanuzzo – Fisioterapeuta e conta com o acompanhamento de todos os profissionais do ESF III, ou seja, médico, enfermeira, odontólogo, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários.
       O prefeito municipal, Sadi Bonamigo, fala que para Descanso se tornar referência na saúde, são necessárias ações como essas. "Este é um projeto que visa melhorar a qualidade de vida dos participantes, uma vez que oportuniza o desenvolvimento de atividades que influenciam diretamente na qualidade de vida das pessoas. A secretaria de saúde está investindo, desenvolvendo e projetando ações para que tenhamos uma saúde pública que venha ao encontro das expectativas da população", destaca Bonamigo.
       Conforme a fisioterapeuta Patrícia Zanuzzo, verifica-se que a população tem tendência a hábitos sedentários havendo consequentemente problemas com pressão alta e diabetes. "Devemos estar cientes que para reverter este quadro, precisamos esclarecer à população sobre os benefícios biológicos e psicológicos que a atividade física proporciona", comenta.
       Para a professora Juliana Villa, as atividades físicas ajudam no tratamento e prevenção de doenças. "Além de melhorar a satisfação pessoal dos participantes e sua melhor socialização, diminuirá a médio e longo prazo o número de internações hospitalares por doenças evitáveis, tornando a população mais saudável e feliz", explica.
       Os encontros são realizados todas as terças-feiras no período da tarde, verificam-se ainda a pressão arterial, pulsação, controle glicêmmico e nutricional. Inicialmente ele abrange o distrito de Itajubá, Linha Campinas, São Valentin, Pântano, Vorá, Jorge Lacerda e Taquá. Mas a tendência é que seja estendido para as demais localidades do município.
       Participam dos encontros, os pacientes hipertensos, diabéticos e portadores de distúrbios metabólicos, mas é aberto também a todas as pessoas interessadas.

 Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação da Prefeitura