Reunião sobre o MEI alcança objetivo

       Em pesquisa realizada em Santa Catarina, existem atualmente 300 mil empresas informais, 60% delas tem o desejo de ter o próprio negócio. Esses foram apenas alguns dados apresentados na reunião sobre o Microempreendedor Individual/MEI, desenvolvida pela secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico de Descanso.
       A reunião aconteceu na noite de terça-feira (21/07) na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a participação de mais de 80 pessoas que tinham como interesse conhecer sobre esta lei que entrou em vigor no país desde o começo do mês.
       O Fiscal de Tributos da prefeitura, Dagoberto Dalla Vécchia, apresentou em formas de perguntas e respostas as principais dúvidas que podem surgir tanto para os trabalhadores autônomos ou contadores que estavam presentes no evento.
       Para o prefeito Sadi Bonamigo, a lei é uma forma de inclusão social. "Desde 2003, o governo federal tem mostrado preocupação com esses trabalhadores informais, porque no momento em que eles aderirem a essa lei, muitos são os benefícios que podem ser usufruídos. Um deles é a proteção previdenciária", justifica Bonamigo.
       Na avaliação do secretário, Luiz Pereira Duarte – Desenvolvimento Econômico, a reunião atendeu positivamente a expectativa da maioria dos participantes e por outro lado gerou polêmica para alguns. Na explicação, ele fala que se deve pelo fato de ser uma nova lei e isso gera dúvidas e inseguranças nas pessoas. "Temos a certeza que muitos trabalhadores vão aderir a formalização, pois este programa é a porta de entrada para se tornar um micro ou pequeno empresário", complementa.

Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação da Prefeitura