Agricultura e Bem Estar Social desempenham várias atividades no viveiro municipal

       Está sendo desenvolvido o programa "horta comunitária" junto ao viveiro municipal, em parceria com as secretarias de Agricultura e Bem Estar Social. As famílias contempladas para participar do programa, residem em São Valentin, distrito de Itajubá e Descanso.
       O principal objetivo é a produção de hortaliças para o consumo familiar, tendo a produção agroecológica como parâmetro, respeitando o meio ambiente. Através dele, também é importante ressaltar que desperta nas pessoas o interesse de produzir em suas casas, tendo hortaliças durante todo o ano, trazendo uma melhor qualidade na alimentação e conseqüentemente mais saúde.
       Conforme o Técnico Agrícola e responsável pela condução da horta, Adair Serina, é produzida hortaliças das mais variadas espécies, entre elas repolho, couves, beterraba, alface, chicória, cenoura, rúcula, pimentão, salsa, cebola, entre outras.
       Os trabalhos são realizados uma vez por semana com o acompanhamento das atividades e planejamento técnico. Nos demais dias, os funcionários do viveiro municipal se encarregam de dar continuidade aos trabalhos na horta.

Mudas florestais
       Está prevista uma produção em torno de 120 mil mudas de Eucaliptus dunni e grandhis, e algumas espécies nativas que serão distribuídas aos produtores do município para reflorestamento de áreas sem aptidão para outras culturas.
       O plantio de árvores traz inúmeros benefícios para o meio ambiente e para as pequenas propriedades. É tida também como fontes de renda alternativa juntamente com as demais atividades desenvolvidas na propriedade. Para Serina, "cada vez mais será preciso fonte de energia e não se pode pensar em extrair o que resta da mata nativa, considerada esta uma prática proibida por lei. Temos que ter consciência da sua preservação buscando sempre alternativas e o reflorestamento vem atender a isso", fala.
       Segundo o técnico, as mudas estarão prontas a partir do inicio do mês de julho.

Mudas de flores
       A finalidade é produzir mudas de flores para plantio nas rótulas e canteiros na cidade, visando o embelezamento.
       Esta atividade é desenvolvida em parceria com a secretaria de Urbanismo. As mudas produzidas são: petúnias, amor perfeito e tagetes.
       Elas ficarão prontas para o plantio a partir do mês de julho.

Gramas
       Também está sendo desenvolvida vários tipos de gramas com sistema de desenvolvimento agressivo e com aptidão pra produção de leite.