Audiência Pública aprova construção do memorial "Coluna Prestes" em Descanso
O bom público que esteve presente nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Descanso, apesar do frio de quarta-feira, 03 de junho, não demonstrava pressa em ir para casa ao acompanhar atentamente a exposição sobre a passagem da "Coluna Prestes" que descansou no município.
A Audiência Pública, organizada pela Administração Municipal de Descanso, contou com a presença de vereadores, ex-vereadores, empresários, professores, servidores públicos e outros segmentos da sociedade organizada. O assunto em destaque foi a construção do memorial em homenagem a "Coluna Prestes", que vem sendo proposto pelo governo municipal.
O vereador e presidente da casa, Paulo César Busnello, saudou os presentes. Na seqüência, os trabalhos tiveram início com a exposição do vice-prefeito – Airton Pacheco. Em seguida o primeiro prefeito de Descanso, professor e escritor – Eliseu Oro, falou sobre a trajetória da coluna e sua importância pela passagem em Descanso e região, seus objetivos e compromissos.
O ex-prefeito – Vitório Basso comentou da vinda de Luiz Carlos Prestes em 1986, para a festa dos 30 anos do município. Basso lembrou de vários fatos comentados por Prestes na oportunidade e sobre seu significado histórico.
Em seguida, o prefeito Sadi Bonamigo falou do compromisso da atual administração com o resgate da história e da cultura do povo. "A construção desse memorial com museu, biblioteca, sala de vídeo e auditório, significam um marco histórico para o nosso município e um legado as futuras gerações", afirmou Bonamigo.
Já no planejamento da Administração, este foi um elemento forte de debate após várias articulações por meio de lideranças. Exemplo disso, foi realizada a reunião no dia 19 de maio, no Rio de Janeiro onde Oscar Niemeyer se prontificou em fazer o projeto do memorial de forma gratuita pelo companheirismo com Luiz Carlos Prestes.
Após diversas manifestações sobre a localização do memorial, ficou definida que uma comissão representada por dois membros da administração, um do Poder legislativo, um da CDL/ACID e o diretor da Escola Everardo Backeuser farão o levantamento das áreas disponíveis para aquisição ou cedencia do terreno. Na audiência também ficou definida que haverá enquete ou votação para definição do local onde será construído o memorial, se necessário.
Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação da Prefeitura