Vice-prefeito e secretário regressam otimistas de Brasília

       Na segunda-feira (30/03), o vice-prefeito de Descanso, Airton Oliveira Pacheco e o secretário de Administração, Paulo Flávio Lauxen, viajaram para a capital federal. Um dos objetivos principais da ida foi participar do Seminário de Prefeitos, Vice-Prefeitos e Secretários Municipais do Estado de Santa Catarina.
       O seminário que aconteceu na terça (31/03) e quarta (01/04), serviu para orientar os administradores como buscar recursos e conhecer os convênios existentes nos ministérios e órgãos federais. Houve explanações de secretários e ministros, entre os quais o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Caixa Econômica Federal; Ministério do Desenvolvimento Social; Ministério das Cidades (Habitação, Saneamento e Mobilidade Urbana); Ministério da Integração Nacional, Ministério da Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário; Ministério da Pesca; Ministério do Turismo; Ministério do Esporte, Ministério das Cidades e Ministério da Educação.
       O vice-prefeito, Airton Oliveira Pacheco considera positivo o seminário e diz que a administração de Descanso ganha conhecimentos importantes para o desenvolvimento social, econômico e cultural.
       Na segunda (30/03) e quinta (02/04), Pacheco e Lauxen aproveitaram para protocolar pedidos de recursos nos gabinetes do senador, Neuto de Conto e da senadora, Ideli Salvatti. No gabinete da senadora, aconteceu a discussão sobre a geração de emprego, creches e área de infra-estrutura. Também estiveram visitando o gabinete dos deputados federais: Celso Maldaner, Cláudio Vignatti, Gervásio Silva e Odacir Zonta.
       Ainda marcaram presença em dois ministérios, sendo o Ministério das Cidades, onde se questionou sobre a liberação dos recursos para pagamento a empresa que está executando obras de calçamento no Distrito de Itajubá. Segundo informações, serão repassados valores ao município na primeira quinzena de abril.
       Na Defesa Civil, ligado ao Ministério da Integração Nacional, realizaram ajustes com a finalidade de que todos os municípes que possui o direito ao FGTS, possam sacar o fundo em virtude dos prejuízos causados pelas chuvas do ano passado. Este está sob o decreto 1047 de 29 de outubro de 2008. Lauxen disse que novos documentos foram enviados a agência da Caixa Econômica Federal de São Miguel do Oeste para agilizar o processo de liberação.

 Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Imprensa da Prefeitura