Descanso decreta situação de emergência pela falta de água

       A estiagem que se estende pela falta de chuva desde o dia 23 de novembro de 2008, leva a administração municipal de Descanso a decretar situação de emergência. O anúncio foi feito ontem em reunião com secretários e Defesa Civil municipal.
       O maior problema é a escassez de água para o consumo animal e até mesmo humano. Segundo informações prestada pelas secretarias de Agricultura e Obras e Urbanismo, as comunidades mais afetadas são o Distrito de Itajubá, Linha São Valentin e Campinas.
       Como forma de tentar solucionar ou amenizar o problema, a prefeitura contratou empresas do município para realizar 210 horas de máquinas retroescavadeira. A contratação tem como finalidade, fazer limpeza e aberturas de fontes.
       Conforme o prefeito Sadi Bonamigo, a prefeitura custeará 50% dos serviços prestados aos agricultores que necessitam deste tipo de serviço. Os outros, devem partir do beneficiado. Os prejudicados com a estiagem, precisam entrar em contato com a secretaria de Agricultura para fazer o devido encaminhamento.
       Outro dado que retrata a situação do município atualmente, é que a secretaria de Obras e Urbanismo adotou dois turnos, e o único caminhão pipa abastece as propriedades com aproximadamente 200 mil litros de água por dia.
       O decreto que caracteriza como situação de emergência é o número 1082 de 01 de abril de 2009.
 

 

 Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Imprensa da Prefeitura