Educação compromisso de todos
Na parte da manhã, o evento transcorreu no Centro de Convivência dos Idosos, com o pronunciamento das autoridades presentes.
O secretário municipal de Educação, Norberto Araldi, fez uma ampla explanação sobre a elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR), que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Conforme o secretário, no ano de 2007, os municípios assinaram o termo de adesão de 28 diretrizes, para que todos tenham uma educação de qualidade e possam contribuir com o desenvolvimento da humanização. Outra meta estabelecida para o Brasil, é que até 2022, o IDEB seja igual ou superior a 6,0. Segundo Araldi, se Descanso não protocolar o PAR no Ministério da Educação até os mês de abril do corrente ano, não será mais possível a obtenção de recursos do governo federal.
Para atingir no que está proposto no PAR, ele disse que é preciso criar um comitê, envolvendo representantes ligadas à educação, visando debater as ações de prioridade. Araldi informou aos presentes sobre o decreto assinado pelo prefeito que autoriza a criação. Após isso, nomes foram escolhidos para compor este comitê.
Também fizeram uso da palavra, o vice – presidente da Câmara Municipal de Vereadores – Márcio Maximino Bortoloto, que colocou a Casa Legislativa a disposição dos educadores, ressaltando os desafios que a educação requer no dia a dia. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico – Luiz Pereira Duarte, representando o prefeito Sadi Bonamigo, comentou da responsabilidade e do compromisso de cada um.
DEBATES
Ainda pela manhã, o professor e deputado estadual Pedro Uczai, debateu "Os Desafios da Educação na Modernidade", focalizando o PDE, FUNDEB, PISO SALARIAL. Neste contexto, ele apresentou os principais problemas que o Brasil e o mundo enfrentam.
Entre eles: segurança e insegurança, drogas; desmotivação dos professores; qualidade da educação; igualdade na diversidade; educação democrática; valores; estrutura escolar; conservadorismo; compreensão para transformação e tantos outros.
Uczai falou ainda que para ser professor, é preciso gostar da profissão, ter visão, amor para com seus alunos e união objetivando buscarem suas reivindicações.
À tarde, houve a seqüência do evento na Escola Municipal 1º Grau Getúlio Vargas. A professora da rede municipal de ensino de Chapecó, Deise Paludo, abordou o papel e a função da escola e como se organiza o planejamento dentro da sala de aula, tornando o aluno mais consciente e mais feliz.
O secretário Araldi fala que a capacitação dos profissionais já é uma realidade na administração municipal, onde foram oferecidos 24 horas de cursos no ano. Lembrou ainda que a prefeitura já regularizou a expedição dos certificados dos cursos, gerando uma economia para o município.
Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Imprensa da Prefeitura