Evento marca o dia Internacional da Mulher em Descanso
O evento teve início ás 08h30min e se prolongou até a parte da tarde. Momentos antes houve a recepção das mulheres e autoridades que marcaram presença. No uso da palavra, a 1ª dama Clair Bonamigo agradeceu a presença de todas, parabenizando-as pela passagem do dia internacional da mulher.
Na seqüência, a gestora do programa Gestão Social do Ambiente – Maria Helena Dotto, representando a EPAGRI, recomendou que todas as presentes esquecessem seus afazeres do dia para aproveitar o máximo o momento que estava sendo dedicado a elas. Ressaltou a importância da mulher que sempre quer ver o melhor para seus filhos.
Para Maiane Spessatto, Gerente de Turismo, Cultura e Esporte da Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, o evento é elogiável. Falou que ser mulher já é um fator que deve ser comemorado todos os dias.
Ao fazer uso da palavra, o prefeito Sadi Bonamigo disse que as mulheres contemplam a sociedade como um todo. Lembrou que a data marca uma história bonita no município através do Movimento das Mulheres Agricultoras. Conforme ele houve muita luta e persistência, consagrando muitas metas. Duas das principais fica por conta da aposentadoria onde a mulher agricultora de hoje pode adquirir a conquista quando completar 55 anos. Antes de 1992 ganhavam apenas meio salário mínimo quando atingisse os 70, já os homens eram beneficiados quando completassem 65. Salientou que a administração tem o compromisso com elas, com as crianças, com os jovens, o homem, a mulher e a juventude da terceira idade. "Nós temos o compromisso com todas as classes sem distinção de A e B". O prefeito destacou ainda que com determinação, a mulher conquista mais e mais o seu devido espaço na comunidade.
A secretária do Bem Estar Social, Marise Prévide Giombelli enalteceu a parceria e o apoio para a realização do encontro. Comentou que estava se sentindo muito contente pela presença de cada uma, desejando os parabéns pela data festiva, ocorrido no último domingo. "Hoje as mulheres estão em todos os lugares, ocupando lugares de destaque na sociedade. Gradativamente estamos conquistando confiança por parte da população e isso só tende a expandir", avaliou.
Ainda estiveram presentes no evento, João Carlos Biasebetti – gerente regional da EPAGRI e secretários municipais.
Atividades
Após o pronunciamento das autoridades, iniciou-se as ações programadas para o dia envolvendo as mulheres que se encontravam no evento. Houve muitas palestras durante o dia, sendo que a Marilena Cassaro – assessora da BEM FAM (Bem-Estar Familiar no Brasil) resgatou a história da data e também enfatizou a qualidade de vida da mulher.
Na seqüência, o professor Igor Mercaus da Silva, técnico em bases e assistência do SESC (Serviço Social do Comércio), trabalhou a questão da atividade física diária que ao ser praticada proporciona melhor saúde as mulheres e seus familiares. Ele aproveitou a oportunidade e comentou sobre os principais objetivos da instituição.
Ao meio-dia, todas foram convidadas para um almoço a qual tinha como cardápio, galinhada acompanhado de saladas, pão e refrigerantes.
Na parte da tarde dando continuidade no evento, a agricultora Iraci Colombo expôs sobre a organização do Movimento das Mulheres Camponesas desde o seu surgimento, metas, organização e seus alcances sociais.
Logo depois, a extensionista social da EPAGRI de Itapiranga, Alésia Gesing tratou sobre a qualidade de vida x auto estima.
Finalizando as atividades, foi realizado o sorteio de prêmios entre as participantes e agradecimentos a todos que colaboraram para a realização do evento.
Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Imprensa da Prefeitura