Programa de Saúde Bucal atende crianças no Município.
Setor de Saúde desenvolve trabalhos de prevenção em saúde bucal nas escolas do município.
De acordo com a Secretaria de Saúde as equipes odontológicas do Programa Saúde da Família concluíram nesta semana o levantamento do CPOD- Controle de dentes cariados, perdidos, obturados e sadios.
O trabalho de prevenção em saúde bucal é realizado em todas as escolas no município atendendo crianças na faixa etária de 6 a 12 anos. Nesta etapa foram atendidas 812 crianças, sendo 282 pelo PSF I, 351 pertencentes ao PSF II e 179 crianças da área de atuação do PSF III.
A Secretária de Saúde, Jessi Brancalioni, explica, que com base nesse levantamento que mostra as condições de saúde bucal das crianças, os dentistas definem as ações de trabalho, orientação, prevenção e tratamento através do Programa de Saúde Bucal.
Ressalta que através de trabalhos de educação, as crianças vão estar conscientes de que a prevenção é o melhor remédio.
Os profissionais da saúde orientam as crianças sobre prevenção de doenças como as cáries, inflamação das gengivas, perda dos dentes, manchas, métodos de escovação,uso correto do fio dental, e os devidos cuidados que se deve tomar para preservar a saúde bucal. Elas também recebem escova e creme dental, com os dentistas instruindo as crianças para uma boa higienização e escovação correta dos dentes,ressaltando a importância da visita ao dentista periodicamente.
**