Inicia identificação do rebanho bovino no município
A Cidasc em parceria com a Secretaria de Agricultura iniciou nesta semana, o processo de identificação do rebanho bovino no município.
Na terça feira aconteceu o treinamento a campo com a brincagem dos primeiros animais, onde a equipe recebeu as orientações e instruções de como proceder no trabalho, que a partir de agora começa efetivamente em todo o município, destaca o médico veterinário Anselmo Vieira.
Em Descanso o trabalho será conduzido por 16 agentes comunitários de identificação, que estarão visitando cerca de mil e 300 propriedades para realizar o trabalho.
Os brincos serão disponibilizados pela Cidasc. O custo para o criador será de um real por animal identificado.
Ele explica que todos os bovinos e bubalinos receberão a partir de agora um brinco na orelha direita com a numeração e código de barra, e um botton na orelha esquerda, com a numeração do brinco e timbre da Cidasc. A colocação dos brincos contendo a procedência do animal é obrigatória, e consiste num novo programa de rastreamento do rebanho no Estado.
O prazo para que todo rebanho bovino e bubalino estejam com os brincos de identificação termina em 30 de junho. Após essa data, os animais que forem pegos sem a identificação serão considerados de procedência duvidosa e clandestina cabendo sanções ao proprietário.
Em todo o município de acordo com dados da Cidasc são aproximadamente 35 mil cabeças de gado cadastradas.
A Cidasc e a Secretaria de Agricultura pedem a colaboração dos criadores e ressaltam a importância do trabalho de identificação e cadastramento dos animais.
Se o agricultor tiver dúvida sobre o programa, poderá procurar o escritório local da Cidasc para receber maiores orientações.
**