Saúde alerta para o cuidado com a Pressão Alta.

 Secretaria de Saúde desenvolve campanha de conscientização para alertar a sociedade para o cuidado com a pressão alta.

De acordo com a enfermeira Débora Weschenfelder,  neste sábado 26 de abril é  comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão com o lema “Tratar a pressão alta é um ato de fé na vida”.

 Durante a semana os profissionais da Secretaria de Saúde de Descanso, estiveram orientando a população de como o tratamento é extremamente necessário, pois se trata de uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas perceptíveis, a não ser quando acontecem complicações como o AVC( derrame) ou infarto, duas das maiores causas de morte .

 Os dados mostram que a doença  atinge 30 por cento da população brasileira, chegando a mais de 50 por cento na terceira idade e está presente em 5 por cento das crianças e adolescentes no Brasil, sendo responsável por 40 por cento dos infartos, 80 por cento dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25 por cento dos casos de insuficiência renal terminal.

A enfermeira destaca que o tratamento da pressão alta exige uma dedicação extrema dos indivíduos, em manter o medicamento e muita força de vontade na nova disciplina do cotidiano de vida, pois envolve mudanças de comportamento e novos hábitos alimentares.

O tema da campanha  traz ao paciente Hipertenso, o quanto é necessário valorizar a si mesmo, atentar para a rotina do tratamento, e como isso acarreta em uma melhora da qualidade de vida do indivíduo.

A Secretária de Saúde ,Jessi Brancalioni, ressalta que com o compromisso de orientar a população sobre os cuidados com a pressão alta, a Secretaria realiza ação educativa continuada para 100 por cento da população, através de palestras nas comunidades, orientações através dos Agentes Comunitários de Saúde, abordagem médica e de enfermagem durante atendimentos nas Unidades de Saúde.

Ela informa que no município estão cadastrados 1.295 pacientes hipertensos, que recebem medicamentos gratuitos, além de acompanhamento com médicos e enfermeiros.

As graves conseqüências da pressão alta podem ser evitadas,desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento.

Os profissionais da Secretaria de Saúde, orientam a população para verificar a pressão arterial regularmente, ter alimentação saudável e praticar atividade física, além de seguir as orientações dadas pelo profissional de saúde. Qualidade de vida se conquista e está em suas mãos.