Município realiza levantamento sobre os danos provocados pela estiagem

 

 A Prefeitura encaminhou nesta quarta feira a Defesa Civil do Estado,  formulário de Avaliação de Danos,   onde apresenta informações sobre  os problemas causados pela estiagem  no município.

De acordo com o Prefeito, Alvarí Mazzardo,  a situação no interior  é preocupante principalmente com  o fato relacionado  a  escassez de água   que atinge várias comunidades.

  Equipes da Prefeitura  continuam  mobilizadas   efetuando  o  transporte de água para abastecer as propriedades, além de manter os serviços  com o maquinário na abertura de fontes, mananciais e reservatórios, trabalho que vem sendo executado  em diversas propriedades  que sofrem com o problema de abastecimento.Pequenos córregos e açudes já secaram  em razão da falta de chuva.

De acordo com o relatório da Comissão Municipal de Defesa Civil, a estiagem que atinge o município desde a primeira quinzena de dezembro, tem apresentado prejuízos consideráveis.

Na agricultura a quebra na produção de grãos/cereais e leguminosas está em torno de 6 mil toneladas.Na pecuária a queda na produção leiteira chega a 475 mil litros de leite, provocada principalmente pela baixa qualidade das pastagens que sofrem com  o forte calor e  a falta de chuva.

Conforme o Secretário de Agricultura, Edemar Carollo, outro fator preocupante   está relacionado a grande quantidade de água que vem sendo transportada .  Até  o momento mais de 4 mil metros cúbicos de água  foram transportados para amenizar o problema de abastecimento.

O Secretário dos Transportes, Gilson Baretta, destaca que a estiagem também afeta o trabalho de recuperação de estradas. Levantamento da Comissão Municipal de Defesa Civil, aponta que aproximadamente 238 km de estradas no interior foram  danificadas, em razão da falta de umidade que impede um trabalho mais intenso de  recuperação e patrolamento.

 As autoridades prevêem que caso a estiagem persista por mais algumas semanas, a situação tende a  se agravar ainda mais em todo o interior. O Município  está em Situação de Emergência desde a semana passada.