Comissão de Defesa Civil avalia danos causados pela estiagem

Prefeito  convoca Comissão Municipal de Defesa Civil para avaliar situação causada pela estiagem no município.

Os membros da Comissão de Defesa Civil de Descanso estiveram reunidos nesta quarta feira, para avaliar e quantificar os danos ocorridos em razão da falta de chuva que atinge o município.

Segundo o Secretário dos Transportes, Gilson Baretta, integrante do COMDEC, a situação está se tornando insustentável devido a grande quantidade de água que a municipalidade precisa transportar diariamente, para atender as propriedades que enfrentam problemas no abastecimento atingindo suínos, frangos e gado. Mais de 80 mil litros de água estão sendo transportados pela Prefeitura para amenizar a situação em várias comunidades.

De acordo com Epagri a produção agrícola também apresenta quebra. O levantamento preliminar  aponta que já há uma perda de 15% na safra de milho. Outro fator preocupante é a questão das pastagens que secaram em conseqüência da falta de chuva, provocando com isso, uma diminuição na produção leiteira também em torno de 15 por cento.

No município não chove para a recuperação das fontes, desde a primeira quinzena de dezembro. Diante desta situação que vem se agravando, a Comissão Municipal de Defesa Civil, recomendou ao Prefeito a decretação de Estado de Emergência no Município.

 

**